Pular para o conteúdo
Economia

MS instensifica ações de proteção contra aftosa na fronteira

Objetivo é conseguir selo de estado livre da doença sem a vacinação
Arquivo -

Objetivo é conseguir selo de estado livre da doença sem a vacinação

No próximo mês, Brasil recebe o status de país livre de aftosa com vacinação, concedido pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). Mato Grosso do Sul foi reconhecido como livre da aftosa em 2011 e pretende manter o índice de vacinação de 99% do rebanho para conseguir selo de estado livre da doença sem a vacinação. Atualmente, apenas Santa Catarina tem o status e a previsão é de que em 2023, o país consiga o selo internacional.

De acordo com o presidente da  (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta, o maior desafio para Mato Grosso do Sul é manter a posição para enfim conquistar o status de estado livre de aftosa sem vacinação. Chiochetta alega que o plano para os próximos meses é de fortalecer as ações de proteção na fronteira, não só entre grandes produtores, mas também em aldeias e assentamentos.

“É uma conquista enorme, transmite segurança para o mercado. É uma parceria entre o setor público e o privado, que são os produtores, profissionais da veterinária, todos que estão envolvidos no processo e fazendo seu papel”, afirma o presidente. Em 2019, há a previsão de redução na dose da vacina contra a aftosa, que deve ter sua fórmula alterada e, em 2021, MS pode estar livre da vacinação. Com o quarto maior rebanho do país e a segunda maior produção de carne, o anúncio da OIE deve fortalecer o setor produtivo.

Em evento da (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), o Secretário de Estado de Meio Ambiente , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (), Jaime Verruck, representou o governador do estado Reinaldo Azambuja (PSDB). O secretário afirma que deve haver uma nova metodologia. “Antes, o objetivo era ratificar a doença, fazíamos isso com a vacinação. Agora devemos investir em um fundo emergencial”. Segundo ele, em 2023 será possível con

MS instensifica ações de proteção contra aftosa na fronteira

seguir o selo de país livre de aftosa sem a vacina. 

O presidente da Famasul, Maurício Saito, afirma que MS enfrenta dificuldades particulares devido a fronteira. “Temos fronteira seca, então é mais difícil controlar a doença. Agora temos tranquilidade por causa do índice de 99% de vacinação. Pretendemos manter, mesmo que nossa capacidade esteja acima do recomendado, que é de 80% de vacinação”.

O senador Pedro Chaves (PSC) também esteve presente no evento e comemora a derrubada do veto de refinanciamento de dívidas no Funrural, além do reestabelecimento da redução das contribuições dos empregadores à Previdência de 2,5% para 1,7%. “Derrubamos o veto e foi um ganho muito grande. Agora conseguiremos reduzir 5% do custo da produção rural, é significativo”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas