Pular para o conteúdo
Economia

Revisão da tarifa de energia em MS será de 9,87% a partir de 8 de abril

Conselho de consumidores irá recorrer do índice reajustado
Arquivo -

Conselho de consumidores irá recorrer do índice reajustado

A Revisão Tarifária da terá efeito médio de 9,87% em Mato Grosso do Sul, aumento que será percebido pelos consumidores no Kw/h das contas de luz a partir do próximo dia 8 de abril. O índice, homologado pela (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta terça-feira (3), determina que para consumidores da rede de baixa tensão (consumidores residenciais), o índice da revisão foi estabelecido em 10,65%. Já para a alta tensão, que contempla indústrias, o valor ficou em 7,91%.

Os índices homologados estão divergentes dos preliminares apresentados pela Aneel em , durante audiência pública realizada em 8 de fevereiro, quando os números para a índústria ficaram em 11,82% e para consumidores residenciais em 8,35%. Segundo a Energisa, no entanto, os ínúmeros estão dentro das especificações técnicas da Aneel.

“Parte do reajuste, que é de 73,7%, é referente a impostos e a outra metade, que representa cerca de 26,3% da conta de energia, é a parte que cabe à concessionária, que veio para rentabilizar os investimentos feitos no Estado nos últimos quatro anos”, explica Marcelo Vinhaes Monteiro, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul.

Revisão da tarifa de energia em MS será de 9,87% a partir de 8 de abril

Todavia, o Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa de Mato Grosso do Sul) deverá recorrer junto a Aneel do índice reajustado. Segundo o Conselho, que contratou uma consultoria para avaliar os números preliminares apresentados pela agência em fevereiro, há grandes divergências na base de remuneração, “especialmente no que diz respeito a custos de cabos, chegando em alguns materiais a uma distorção de 31% em relação ao valor de mercado”, segundo comunicação oficial do Conselho.

No último dia 30, o Concen havia afirmado que haveria a expectativa de redução do índice preliminar. Diante da frustração, o conselho afirmou que tão logo a homologação da revisão tarifária seja publicada no DOU (Diário Oficial da União), pretende recorrer – o índice defendido é de 6,8% para a alta tensão e 8,83% para a baixa tensão, com efeito médio de 8,25%. A perspectiva é que, se acatado, o reajuste tenha impacto no processo de reajuste tarifário de 2019, feito com base no IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado).

“A concessionária participa junto da Aneel desde o início do processo, ou seja, ela cumpre a regulamentação. Nós estamos muito tranquilos pela forma como foi feita, porque a Energisa cumpriu tudo que dita a regulamentação. Não conheço o teor do questionamento do Concen, mas vamos acompanhar. Porém, com a tranquilidade de que tudo que foi feito junto a Aneel”, declarou Vinhaes.

Segundo menor reajuste

A revisão tarifária ocorre a cada cinco anos, conforme determina a Aneel e passa a considerar os valores investidos no período pelas concessionárias. Todavia, a conta de energia também é reajustada anualmente com base no IGP-M. Em 2017, o reajuste foi negativo, ou seja, houve deflação.

A Energisa destaca que realizou o segundo menor índice de revisão tarifária do Brasil, cujo efeito médio é de 9,87%, atrás apenas da CPFL (concessionária que atua no interior de , cujo índice adotado foi de 5,33%. “Devemos esse índice, o segundo menor, aos investimentos realizados nos últimos anos, que garantiram maior eficiência fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul”, finaliza Vinhaes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria