Pular para o conteúdo
Economia

Peste Suína Africana é desafio mundial de sanidade e exige medidas de biossegurança

Com a ocorrência de Peste Suína Africana (PSA) na Ásia aumenta a importância de procedimentos de biossegurança relacionados à importação de insumos, uma vez que a China exporta matérias-primas para diversos países que não têm o vírus. De acordo com o vice-presidente executivo do SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal) […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com a ocorrência de Peste Suína Africana (PSA) na Ásia aumenta a importância de procedimentos de biossegurança relacionados à importação de insumos, uma vez que a China exporta matérias-primas para diversos países que não têm o vírus.

De acordo com o vice-presidente executivo do SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal) Emilio Salani, “ há um agravante: o vírus da PSA é extremamente resistente, inclusive às variações de temperatura, o que faz com que as medidas de biosseguridade devam ser ainda mais rigorosas, visando impedir a entrada do vírus no Brasil e em países livres desta enfermidade”.

Segundo, Gisele Ravagnani, do Departamento Técnico da Ourofino Saúde Animal, empresa associada ao Sindan, “o crescimento acentuado e a modernização da indústria suinícola mundial nas últimas décadas evidenciam a necessidade de atenção mais detalhada à saúde dos plantéis. Esse avanço do tamanho dos sistemas de produção trouxe, paralelamente, aumento na densidade animal, aumentando a pressão de infecções de várias origens. Além disso, a intensificação do comércio de animais entre regiões cria a situação ideal para a multiplicação e a disseminação de vários patógenos (principalmente vírus e bactérias) e a ocorrência de surtos de enfermidades que acarretam elevados prejuízos econômicos aos países e aos produtores”.

A biosseguridade em granjas de suínos consiste em diversas medidas para evitar a entrada e a propagação de doenças no rebanho. As principais medidas são:

. Localização e isolamento da granja: manter distância entre granjas, com utilização de cercas e barreiras biológicas, como árvores ao redor da propriedade

. Desinfecção dos veículos que acessam a granja, controle rigoroso da qualidade dos ingredientes da ração, tratamento correto dos efluentes e destino correto dos resíduos, limpeza e desinfecção das instalações, vazio sanitário entre cada lote, programa de vacinações, isolamento e tratamento de animais doentes.

. Uso de água potável e tratada para alimentação dos animais, bem como para higiene

. Controle de roedores, pois veiculam diversos patógenos, como Peste Suína Clássica (PSC) e Africana (PSA).

Em ressalta, Emilio Salini, afirma que o controle, registro e restrição de visitas às granjas devem ser priorizados. Pessoas doentes, por exemplo, com gripe ou resfriado, não devem ter acesso ao ciclo produtivo, pois podem transmitir o vírus da influenza aos suínos.

“Essas práticas devem ser combinadas com o fluxo de animais entre as várias fases de produção e com as práticas de manejo, bem-estar animal, capacitação dos operários e programa de Boas Práticas de Produção e sistema de gestão da qualidade”, explica o vice-presidente executivo do SINDAN.

Essas medidas devem ser integradas umas às outras, o que requer muita disciplina, pois se tratam de ações que preservam a saúde do rebanho, esta é a principal prioridade de um sistema de produção de suínos. “Prevenir sempre foi e será mais viável do que qualquer tipo de perdas causadas por enfermidades. As granjas de suínos, independentemente de tamanho, localização e situação sanitária, devem estabelecer rigorosamente as medidas de biosseguridade”, ressalta Gisele Ravagnani.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

Últimas Notícias

Polícia

Brasileiro executado em shopping recebeu 16 tiros em Pedro Juan Caballero

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília

Cotidiano

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Moradores terão atendimentos em saúde, beleza, assistência social, cidadania, emprego, documentação, serviços administrativos, entre outros

Brasil

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Mulher se pendurou em ar-condicionado para resgatar mãe e primo e teve 63% do corpo queimado