Pular para o conteúdo
Economia

Após desistência de russos, Petrobrás retoma venda da UFN3 em Três Lagoas

A Petrobrás anunciou nesta segunda-feira (10) a retomada das negociações para venda da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nirogenados), em Três Lagoas. O comunicado foi dado 75 dias após a desistência do grupo russo Acron que negociava a compra, mas desistiu de fechar negócio com o agravamento da crise política na Bolívia, fornecedora da principal matéria-prima […]
Arquivo -
Fábrica de fertilizantes em Três Lagoas. (Foto: Rádio Caçula)
Fábrica de fertilizantes em Três Lagoas. (Foto: Rádio Caçula)

A Petrobrás anunciou nesta segunda-feira (10) a retomada das negociações para venda da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nirogenados), em . O comunicado foi dado 75 dias após a desistência do grupo russo Acron que negociava a compra, mas desistiu de fechar negócio com o agravamento da crise política na Bolívia, fornecedora da principal matéria-prima para o funcionamento da unidade.

Segundo comunicado enviado pela estatal, teve início a etapa de divulgação da oportunidade referente à venda de 100% da fábrica, cuja construção teve início em setembro de 2011 e foi interrompida em 2014 com 81% concluída. A capacidade da UFN-III, após finalizada, será de produção de 3.600 toneladas por dia de amônia e 2.200 t/dia de ureia. O comprador será responsável pelos gastos com a conclusão da obra.

“Essa operação está alinhada ao posicionamento estratégico da companhia de sair integralmente dos negócios de fertilizantes, visando à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, para a maximização de valor de seus acionistas”, informou a Petrobrás.

No material de divulgação da venda, chamado de teaser, foram disponibilizadas as principais informações sobre a unidade e os critérios necessários para a seleção de potenciais investidores. A íntegra do documento pode ser conferida clicando aqui. Conforme a Petrobrás, a venda segue as diretrizes de desinvestimentos prevista no Decreto n.º 9.188/2017 e as próximas etapas de negociação serão futuramente informadas ao mercado.

Conforme a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), duas mudanças previstas devem ser fundamentais para viabilizar a venda: a comercialização independente da Ansa (Araucária Nitrogenados S.A) e a opção do comprador negociar o contrato de fornecimento de gás natural diretamente com a Petrobras.

Expectativa frustrada

Com promessa de gerar 1 mil empregos diretos e outros 8 mil indiretos, a fábrica de fertilizantes gerou a expectativa de transformar no maior produtor de insumos nitrogenados para atender a agropecuária do País.

Após anos parada, a unidade começou a gerar temor até para a administração municipal, principalmente depois da desistência dos russos que estavam em fase final de negociação. “É automática a deterioração de equipamentos que já foram implantados”, afirmou o prefeito Ângelo Guerreiro ao Jornal Midiamax, sobre o temor que a construção se tornasse um ‘elefante branco’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

EUA: silo de grãos desaba e causa desespero entre trabalhadores

Materiais devem ser descartados de forma correta

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Declaração foi feita durante participação de Janja em evento da ONU

Polícia

Jovem é atingido com golpes de faca após briga em festa

A vítima e o autor discutiram na festa e voltavam para casa no momento da briga

Polícia

Homem invade casa e ‘furta’ medida protetiva de mulher em Caarapó

Acusado foi preso portando documento judicial que obrigava distanciamento da vítima

Famosos

Sucesso ‘Olha Onde eu Tô’, de Ana Castela, será abertura de novela das 19h na globo

Artista sul-mato-grossense também terá participação especial na trama