Pular para o conteúdo
Economia

Contas públicas têm déficit recorde de R$ 126,6 bi e Tesouro vê risco de não haver superávit até 2027

Em meio a discussões sobre a criação de um programa permanente de renda mínima, o Tesouro Nacional afirmou nesta segunda-feira, 29, que não há espaço para a criação de novas despesas obrigatórias e que há risco “real” de o Brasil não ter superávit primário antes de 2027. “Se os cenários mais conservadores de perda de […]
Arquivo -
Nota máxima foi garantida na última semana (Arquivo, Midiamax)
Em meio a discussões sobre a criação de um programa permanente de renda mínima, o Tesouro Nacional afirmou nesta segunda-feira, 29, que não há espaço para a criação de novas despesas obrigatórias e que há risco “real” de o Brasil não ter superávit primário antes de 2027.

“Se os cenários mais conservadores de perda de receita se confirmarem, há o risco real de o Brasil não ter superávit primário até o final do próximo governo”, alerta o órgão.

No sumário executivo que acompanha a divulgação de mias um déficit recorde do governo central (R$ 126,6 bilhões), o órgão cita que, nos últimos meses, teve início um debate sobre a necessidade de que alguns programas temporários criados para o combate aos efeitos do se transformarem em programas permanentes. “Não há espaço fiscal para a criação de novas despesas obrigatórias no Brasil sem que haja um forte aumento de carga tributária”, afirma o texto.

O órgão cita propostas de criação de programas sociais novos que representam nova despesa de 0,7 a 4% do PIB ou mais por ano. “Apesar do gasto social no Brasil já ser elevado para padrões de uma economia emergente, o seu efeito distributivo é muito pequeno. Há diversas formas de tornar o efeito da tributação e a alocação do gasto social mais distributivo no Brasil sem mexer no total da despesa pública e na carga tributária total”, completa

Para isso, o Tesouro cita a necessidade de reduzir regimes especiais de tributação e fortalecer programas mais distributivos em detrimento de outros que não têm esse efeito. “Não existe gasto público certo ou errado. No entanto, é importante que o custo e benefício das várias opções de tributação e despesa sejam extensivamente debatidos, pois qualquer aumento da despesa permanente (…) levará, necessariamente, à necessidade de aumento da carga tributária para que seja compatível com a sustentabilidade das contas públicas.”

Segundo o Tesouro, o déficit recorde de maio é explicado pela queda “significativa” na , combinada ao aumento de despesas para fazer frente à . Além disso, houve impacto da antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do RGPS no mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pantanal desmatamento tce

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Semirreboque se solta e atinge monumento do portal de entrada em Corumbá

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Últimas Notícias

Brasil

Explosão residencial mata duas pessoas e deixa feridos em bairro de Olinda

Informações são de que 12 moradores estavam no local no momento da explosão

Trânsito

Familiares e amigos de Denner lamentam morte de jovem durante capotamento na MS-430

Jovem foi sepultado na manhã deste domingo, em São Gabriel do Oeste

Mundo

Roubo cinematográfico no Louvre: o que se sabe sobre o ataque que levou joias inestimáveis?

Após os roubos, os criminosos fugiram em scooters, deixando o local rapidamente

Famosos

Jorge e Mateus causam comoção ao anunciarem pausa na carreira: ‘Chorando’

No 'Viver Sertanejo', Jorge e Mateus deram mais detalhes a respeito do período sabático, sem shows