Pular para o conteúdo
Economia

Mato Grosso do Sul tem 129 mil desempregados em setembro, aponta IBGE

Mato Grosso do Sul tem 129 mil pessoas desempregadas em setembro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A edição da Pnad Covid-19 informa que o número representa diminuição de 3,7% no número de trabalhadores em relação ao mês de agosto, quando eram 134 mil desocupados. A pesquisa […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul tem 129 mil pessoas desempregadas em setembro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A edição da Pnad informa que o número representa diminuição de 3,7% no número de trabalhadores em relação ao mês de agosto, quando eram 134 mil desocupados.

A pesquisa que mede o impacto da no mostra que em maio eram 127 mil desocupados. Porém, o número saltou para 155 mil em junho – o recorde da série. Após isso, caiu para 134 mil em julho.

Por outro lado, o número de pessoas ocupadas em MS subiu 1,189 milhão em maio para 1,219 milhão em setembro. De forma mais detalhada, houve acréscimo de 30 mil pessoas exercendo alguma atividade econômica no Estado. Somente de agosto para setembro houve acréscimo de 18 mil pessoas.

Também, houve redução no número de pessoas fora da força de trabalho, que passou de 820 mil em agosto para 811 mil em setembro.

Conforme a pesquisa do IBGE, 6,6 mil pessoas em MS deixaram de procurar emprego por conta da pandemia ou por falta de trabalho no local onde moram.

Trabalho remoto

Com a redução no número de casos de coronavírus e aumento de flexibilizações de serviços, houve queda acentuada nos trabalhadores que estão afastados. Enquanto que eram 146 mil em maio, o número caiu para 69 mil em setembro.

Informalidade

Um dos grupos que mais sofreu consequências da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus foram os trabalhadores informais. A Pnad Covid-19 mostra que de maio a setembro houve aumento no número de pessoas na informalidade. Enquanto que em maio eram 387 mil, em setembro subiu para 393 mil.

Auxílio Emergencial

A proporção de domicílios do estado que receberam algum auxílio emergencial relacionado à pandemia passou de 41% em agosto para 40,6% em setembro. Então, entre as Unidades da Federação, MS tem o 7o menor percentual de pessoas que recebem algum auxílio relacionado à pandemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Últimas Notícias

Brasil

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Ciclista teve ferimentos leves

Polícia

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Homem confessou que recebeu uma proposta para entregar a carga na região do Brás, em São Paulo

Polícia

Gêmeo morre após carro capotar na MS-430 de São Gabriel do Oeste

Três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas no acidente

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência