Pular para o conteúdo
Economia

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), destacaram, em nota conjunta, os Ministérios da Economia e de Minas e Energia. As duas pastas reagiram ao pedido de liminar do Congresso Nacional para que o STF bloqueie as operações. […]
Arquivo -

A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), destacaram, em nota conjunta, os Ministérios da Economia e de Minas e Energia. As duas pastas reagiram ao pedido de liminar do para que o STF bloqueie as operações.

Na semana passada, técnicos do Poder Legislativo Federal entraram com pedido de liminar no qual acusam o Poder Executivo de criar artificialmente subsidiárias da Petrobras. Segundo o pedido, que está sob análise do ministro Ricardo Lewandowski, o governo quer burlar a proibição de que o governo possa privatizar parte da estatal sem autorização dos parlamentares.

No ano passado, o STF decidiu que o governo pode se desfazer de subsidiárias por meio de vendas diretas, sem a necessidade de . A corte, no entanto, estabeleceu que o Congresso precisa aprovar a venda da empresa-matriz, seja do negócio inteiro ou de partes dos ativos diretamente ligados ao negócio principal.

Os técnicos do Legislativo querem barrar as privatizações da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) e da Refinaria do Paraná (Repar), previstas para este ano. O governo quer privatizar oito refinarias até o fim de 2021.

No comunicado, as pastas afirmaram que a venda das refinarias está amparada pela decisão do Supremo e segue o planejamento estratégico da Petrobras, aprovado pela empresa em 2016, com diretrizes para o período de 2017 a 2021. Na época, a petroleira informou que decidiu concentrar as operações na exploração e na produção de .

“Os ministérios da Economia e de Minas e Energia reforçam a necessidade de se fazer cumprir a decisão prévia do STF e apoiam o processo de transição do segmento de refino para um quadro de maior pluralidade de agentes, mais aberto e dinâmico”, destacou o texto.

A nota também ressaltou que um acordo do Cade, fechado em junho do ano passado, determinou que a Petrobras vendesse algumas refinarias para abrir o mercado de refino de petróleo, aumentando a concorrência no setor. As oito unidades a serem vendidas têm 1,1 milhão de capacidade diária de processamento de petróleo, refinando metade do petróleo no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
DECISÃO JURADOS MASTERCHEF

‘Parece coágulo de absorvente’: decisão de jurados do MasterChef revolta público do programa

Capelinha aberta 24h no Jardim Aeroporto é fruto de promessa e muitos milagres: ‘Já teve muitos’

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Após 3 anos, suspeitos de erro médico em cirurgia serão julgados pelo CRM/MS

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

Após 3 anos, suspeitos de erro médico em cirurgia serão julgados pelo CRM/MS

Projeto de lei quer proibir tráfego de veículos pesados no Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Polícia

Operação contra organização transnacional tem apreensão de veículos de luxo em Mundo Novo

Operação Veterano da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Mundo Novo, Itaquiraí, Eldorado e Sete Quedas, além de outros estados, como SP, PR, ES e PE

Cotidiano

Novo decreto visa ampliar políticas de inclusão e direitos de participantes do PRIMT

O decreto n° 16.416, de 20 de outubro de 2025, atualiza regras do programa com ampliação de cotas e inclusão social

Brasil

Alcolumbre autoriza CCJ do Senado a votar recondução de Paulo Gonet à PGR

Sabatina deve ser realizada em novembro

Polícia

URGENTE: Bandidos se escondem na mata durante perseguição no Chácara dos Poderes

Helicóptero auxilia nas buscas pelos bandidos, que se esconderam na mata do Parque dos Poderes