Pular para o conteúdo
Economia

Mulheres empreendedoras se reinventam e mudam perfil de empresas em MS

Número de mulheres empreendedoras está crescendo e elas destacam a importância do papel da mulher na liderança de empresas em MS.
Arquivo -

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Empreendedorismo Feminino. Em Mato Grosso do Sul, elas já estão à frente de 42% dos empreendimentos e essa presença tem mudado o perfil das empresas.

É o caso das irmãs Luciana Reis e da irmã Carol Reis França, que assumiram em 2011 a Imprensa Gráfica que até então era comandada pelo pai. “A mudança é nos detalhes. O atendimento melhorou, o contato com os clientes é diferente, pois a gente conversa mais, escuta mais o cliente”, diz Luciana.

As duas deixaram os empregos que tinham para se tornar empreendedoras. Carol trabalhava como bancária e Luciana era zootecnista no Mato Grosso. “Nós viemos e meu pai pediu para tomarmos uma decisão”, lembra a empresária.

Assim, o toque feminino fez diferença e ajudou a empresa a crescer e enfrentar a provocada pela pandemia do . “Por ser um negócio familiar, os pedidos entravam e eram executados. Quando entramos [ela e a irmã], a gente tenta contabilizar, executar e entregar dentro de um prazo legal. Temos mais funcionários. O diferencial são os detalhes e a padronização na seção de qualidade”, destaca Luciana.

Multitarefas

A capacidade de exercer multitarefas e de se reinventar também fazem parte do perfil feminino. Pesquisa do Sebrae mostra que 70,8% das mulheres empreendedoras são casadas ou têm união estável e que 80,6% delas têm filhos.

A empresária Franciele Rosalen Eves, proprietária da Evesbox assessoria esportiva, destaca o papel da mulher nos negócios. “Somos capazes de nos desdobrarmos com todas as tarefas em casa, na empresa, sendo mães e empresárias”.

Ela toca os negócios com o marido e tem um filho de 4 anos, mas tudo começou antes de formar a família. “Minha vida empreendedora iniciou desde pequena ao ver meus pais trabalhando e tendo uma produtora de vídeo. Logo, minha mãe me colocou em cursos de teclado e piano e, com 15 anos, eu tinha minha primeira turma, já tinha renda”, lembra.

Hoje, as experiências que vivenciou desde pequena a ajudaram na formação do negócio, que precisou se reinventar durante a pandemia. “Na pandemia, nos antecipamos e conseguimos vender o ponto onde tínhamos uma academia. Então, começamos a alugar os equipamentos para as pessoas treinarem em casa, que ajudou na renda. Hoje, a empresa está online e tem personal dando aulas ao vivo para todo o Brasil”, pontuou.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Funcional • Hiit • Pilates (@evesbox.garagym)

 

Perfil

Então, uma pesquisa inédita do Sebrae mostrou a diferença de gestão entre negócios comandados por mulheres e homens durante a pandemia. Então, esses dados nos ajudam a traçar um perfil das diferenças entre empresas com lideranças femininas.

Por exemplo, elas ficaram mais preocupadas com os funcionários e demitiram 3% menos que os homens. Mas, precisaram fazer mais acordos de redução de salário e jornada.

mulheres empreendedoras

Por outro lado, elas mostram um perfil arrojado, com 58% das mulheres revelando a intenção de investir em seus empreendimentos no pós-pandemia, enquanto que entre os homens o percentual ficou em 56%.

E elas também estão mais antenadas. Portanto, as mulheres inovaram e 39% delas intensificaram meios de divulgação em plataformas online. Entre os homens, o número ficou em 22%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após abrir perfil fake e divulgar fotos íntimas de ex-namorada

Kombi fica destruída após pegar fogo durante entrega de pães em avenida de Corumbá

Patrícia Poeta vai às lágrimas ao expor quadro de saúde do filho; saiba o que aconteceu

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

trump

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsistas apresentam 100 projetos na maior feira científica de Mato Grosso do Sul

Neste ano, a FetecMS ocorre entre os dias 19 a 22 de outubro

Cotidiano

VÍDEO: incêndio dura mais de 24 horas em área de mata próxima a condomínio no Monte Alegre

Moradores estão preocupados de que as chamas atinga o residencial

Cotidiano

Após trégua, Serra do Amolar volta a registrar focos de incêndio

Brigadistas permanecem no local para combate de novos focos

Cotidiano

Transformador explode e fios atingem veículos de concessionária de luxo em Campo Grande

Moradores da região do Bairro Itanhangá ficaram sem energia nesta manhã