Pular para o conteúdo
Economia

BC: taxa de câmbio anual no Focus será projetada com base na média de dezembro

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, esclareceu nesta sexta-feira, em conversa com jornalistas, que a projeção anual de câmbio publicada no Relatório de Mercado Focus passará a ser calculada com base na média para a taxa no mês de dezembro, e não mais no valor projetado para o último dia […]
Arquivo -

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, esclareceu nesta sexta-feira, em conversa com jornalistas, que a projeção anual de câmbio publicada no Relatório de Mercado passará a ser calculada com base na média para a taxa no mês de dezembro, e não mais no valor projetado para o último dia útil de cada ano. Na tarde desta sexta, o BC anunciou uma série de mudanças na coleta e na divulgação dos dados do Focus.

Atualmente, cerca de 140 instituições financeiras participam do levantamento de dados que gera o relatório todas as semanas. O resultado é sempre divulgado às segundas-feiras, após as 8h25. A nova dinâmica passará a valer na terça-feira, dia 19. Portanto, o relatório do dia 25 já estará no novo formato.

Conforme o BC, hoje as instituições, ao informarem suas projeções anuais para o dólar, levam em conta o valor previsto para a moeda americana no último dia útil de dezembro. A partir do dia 19, o valor informado será o da média do dólar para o mês de dezembro de cada ano. Com isso, o BC espera trazer maior precisão para as projeções cambiais do mercado financeiro. Rocha lembrou que projetar o câmbio no fim de cada ano, como na metodologia atual do Focus, é uma tarefa difícil, em função das variáveis que influenciam as moedas.

Além disso, as projeções de câmbio informadas para cada mês serão feitas com base na média para o período, e não mais para o último dia do mês. Como de costume, a referência para as projeções será a taxa PTAX.

No documento divulgado às segundas-feiras, o BC também deixará de publicar os dados referentes ao Top 5 – o conjunto das cinco instituições que mais acertam projeções. “A ideia é focar no conjunto mais amplo de informações. O Top 5 se manterá na série histórica, inclusive porque, todos os meses, quando há uma mudança do Top 5 do mês, muda o conjunto”, disse Rocha, em referência às mudanças de instituições que fazem parte do Top 5. Na prática, as informações do Top 5 continuarão disponíveis, mas somente nas séries históricas do sistema de Expectativas de Mercado, também atualizadas às segundas-feiras.

Outra novidade é que a coleta do Focus para alguns indicadores, no caso da periodicidade mensal, terá horizontes ampliados. Atualmente, uma instituição que coloca no sistema projeções mensais para o pode fazer isso para até 18 meses à frente. No novo sistema, isso será possível para 25 meses. e câmbio terão horizonte de 24 meses e o Produto Interno Bruto (PIB) terá horizonte de 8 trimestres.

O BC também deixará de coletar, por meio do Focus, projeções para índices de preços que perderam importância ao longo dos anos: IGP-DI, IPA-DI, IPA-M, INPC, IPCA-15 e IPC-Fipe. No documento das segundas-feiras, continuarão a ser divulgados normalmente o IPCA e o IGP-M anuais.

As instituições financeiras haviam sido informadas sobre as mudanças em 17 de dezembro, quando também passaram a testar o novo sistema.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Capelinha aberta 24h no Jardim Aeroporto é fruto de promessa e muitos milagres: ‘Já teve muitos’

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Após 3 anos, suspeitos de erro médico em cirurgia serão julgados pelo CRM/MS

Projeto de lei quer proibir tráfego de veículos pesados no Parque dos Poderes

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

Após 3 anos, suspeitos de erro médico em cirurgia serão julgados pelo CRM/MS

Segue à sanção projeto de lei que amplia funções de delegados em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Novo decreto visa ampliar políticas de inclusão e direitos de participantes do PRIMT

O decreto n° 16.416, de 20 de outubro de 2025, atualiza regras do programa com ampliação de cotas e inclusão social

Brasil

Alcolumbre autoriza CCJ do Senado a votar recondução de Paulo Gonet à PGR

Sabatina deve ser realizada em novembro

Polícia

URGENTE: Bandidos se escondem na mata durante perseguição no Chácara dos Poderes

Helicóptero auxilia nas buscas pelos bandidos, que se esconderam na mata do Parque dos Poderes

Famosos

‘Parece coágulo de absorvente’: decisão de jurados do MasterChef revolta público do programa

Le Cordon Bleu chegou a emitir nota após polêmica envolvendo confeiteira odiada pelo público e pelos demais participantes