Pular para o conteúdo
Economia

Dicas para economizar: Com home office ou EAD, conta de luz é preocupação no verão

O verão é o período que brasileiros mais gastam com a conta de energia, o bolso ainda pode pesar pelo fato de muitos estarem em home office ou em razão das crianças que devem continuar o ano letivo à distância. Confira dicas para reduzir os custos. A economista e educadora de finanças pessoais, Andreia Saragoça, […]
Arquivo -
(Foto: Ilustrativa/Midiamax)
(Foto: Ilustrativa/Midiamax)

O verão é o período que brasileiros mais gastam com a conta de energia, o bolso ainda pode pesar pelo fato de muitos estarem em ou em razão das crianças que devem continuar o ano letivo à distância. Confira dicas para reduzir os custos.

A economista e educadora de finanças pessoais, Andreia Saragoça, conta que antes de iniciar o planejamento, todos da família devem se reunir para conversar sobre o assunto. O ideal é que todos da casa definam objetivos com a redução dos gastos, e se unam na ‘força-tarefa’ da economia.

“Contas de água e luz são variáveis, a gente paga pelo o que usa. O ideal é que gaste somente o necessário. Por exemplo, não fique 10 minutos no banho quente, não gastar água lavando calçada. Isso só é possível quando todos na casa entendam a necessidade, não adianta um economizar”.

A especialista também ressalta que não existe eletrodoméstico e aparelhos que são ‘vilões’ na conta de luz ou água, o morador é quem define o quanto deve ou não usar. Por exemplo, se quer economia, gaste apenas o necessário e quando é fundamental.

“O uso precisa ser consciente, se a família já definiu o objetivo, as atitudes que vão fazer com que a conta seja mais barata. Por exemplo, pode deixar o ar condicionado ligado a noite inteira? O morador que vai analisar”, explica.

A economia não significa apenas deixar de gastar, mas uma meta para adquirir algum bem ou o bem estar dos moradores. “O interessante do próprio estudo financeiro é o objetivo. Por exemplo, a família quer viajar e vê que precisa economizar? Quer deixar um dinheiro de reserva? As atitudes que vão definir”.

Outra dica é evitar deixar aparelhos ligados à tomada que não estão usando, como o disjuntor do ar-condicionado, uma luz em ambiente já iluminado, banhos com o chuveiro elétrico demorado.

Comparar as contas

Com o início da temporada de verão, em dezembro, os gastos já são somados com as despesas de fim de ano, como uma festa ou . Comparar as contas e o valor pago em média pode ajudar no planejamento.

“Com a e muita gente em casa, ou não nos casos de quem viaja, certamente a conta de janeiro não vai ser igual a do ano passado, um período sazonal. Mas a previsão em média dos gastos ajuda. Se programar mês a mês é um hábito de economiza comportamental que precisa ser revisto”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Investimentos do Governo do Estado em pesquisa e ciência crescem 8 vezes em sete anos

serra do amolar

Incêndio na Serra do Amolar é controlado após quase 20 dias

Bar no Jardim dos Estados será investigado por vender cerveja vencida a clientes em Campo Grande

Deputados debatem crise de produção no setor leiteiro em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

onça pintada ataque peão

Atacado por onça-pintada deixa hospital após 11 dias e volta para casa no Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem dez trechos interditados nesta quinta-feira

Além das interdições, 18 trechos da BR-163 operam em sistema 'Pare e Siga'

Política

Conselho LGBTQIAPN+ é aprovado na Câmara de Campo Grande em regime de urgência

Projeto passou pela Casa de Leis com 18 votos favoráveis e cinco contrários

Cotidiano

De aulões gratuitos a cursinhos, confira opções para reforçar os estudos antes do Enem

Neste ano, mais de 57 mil candidatos se inscreveram no Enem em Mato Grosso do Sul

Transparência

Corumbá receberá R$ 5 milhões do Novo PAC para obras na encosta do bairro Beira Rio

Licitação e retirada de cláusula ocorrerão em 2026