Pular para o conteúdo
Economia

Imposto de Renda 2021: saiba qual melhor modelo de declaração para você

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2021 começou nesta semana e se encerra no dia 30 de abril. Uma das principais dúvidas para quem faz a declaração sozinho é se deve optar pelo modelo simples ou completo na hora de enviar os dados à Receita Federal. De acordo com o UOL, a escolha […]
Arquivo -

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2021 começou nesta semana e se encerra no dia 30 de abril. Uma das principais dúvidas para quem faz a declaração sozinho é se deve optar pelo modelo simples ou completo na hora de enviar os dados à Receita Federal.

De acordo com o UOL, a escolha vai depender das despesas que você tem que deduzir. Se você tem filhos como seus dependentes, paga , e ainda contribui com previdência privada, são grandes as chances de o modelo completo ser a melhor opção. Todas essas despesas são dedutíveis, isto é, podem ser abatidas do imposto devido. No caso de gastos com saúde, não há limite de valor para a dedução, desde que as despesas estejam devidamente comprovadas no .

Porém, se você não tem filhos, não tem gastos com educação nem com saúde, provavelmente o modelo simplificado será mais vantajoso para você. Nesse modelo, o programa de preenchimento da declaração aplica um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.

Antigamente, havia dois formulários distintos para preencher a declaração: o formulário do modelo completo e o do modelo simplificado. Os contribuintes eram obrigados a fazer simulações com os dois formulários, repetindo o preenchimento de informações, o que demandava muito tempo e trabalho, além de gerar confusão.

Já faz alguns anos que a Receita Federal otimizou o processo de preenchimento do Imposto de Renda em um único formulário. Mas, a regra tributária dos dois modelos, completo e simplificado, permanece valendo.

Já faz alguns anos que a Receita Federal otimizou o processo de preenchimento do Imposto de Renda em um único formulário. Mas, a regra tributária dos dois modelos, completo e simplificado, permanece valendo.

Se você não faz ideia tem certeza qual modelo tributário escolher, fique tranquilo. O próprio programa ajuda o contribuinte a fazer a escolha mais vantajosa para reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição.

Depois de concluir o preenchimento de todas os campos da declaração, especialmente as rendas obtidas e as despesas realizadas, consulte a janela “Opção pela Tributação”, no canto inferior esquerdo do programa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians