Pular para o conteúdo
Economia

Juros baixos ajudam venda de imóveis, mas construção vê lucro ‘minguar’ com preços de materiais

Enquanto o setor imobiliário vive um bom momento, puxado principalmente pelas condições favoráveis de financiamento, a construção civil amarga queda nos lucros com a alta no preço dos materiais. Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, a valorização dos imóveis não acompanhou os custos da construção. “Teve […]
Arquivo -

Enquanto o setor imobiliário vive um bom momento, puxado principalmente pelas condições favoráveis de financiamento, a construção civil amarga queda nos lucros com a alta no preço dos materiais.

Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, a valorização dos imóveis não acompanhou os custos da construção. “Teve um reajuste de mercado de 4% a 5% de valorização das obras”, explica, lembrando que alguns itens como tijolo e cobre tiveram os preços reajustados em 100% e 150%, respectivamente.

Assim, muitos construtores veem os lucros ‘minguarem’ e acabam deixando de contratar. “Estamos diminuindo a quantidade de construções e deixando de contratar para 2021. Temos consciência de que a hora que a demanda e oferta entrarem em equilíbrio, as indústrias vão reduzir os preços”, pontuou Castilho.

Com isso, o presidente da entidade acredita que não é o melhor momento para investir em imóveis. “Nós [construtores] reduzimos nossa carteira de em 50% das construções. Eu ainda estou terminando duas obras que comecei antes desse reajuste e estou amargando queda de 16,8% da valorização desse imóvel”, lamenta.

construção civil
Preço do tijolo é o dobro do praticado há um ano. (Foto: Nilzete Franco)

Para ilustrar o cenário da construção civil em Mato Grosso do Sul, dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que em 2020 o setor da construção civil foi o que menos teve crescimento de trabalho formal. Foram 960 postos de trabalho abertos pelo segmento, enquanto que a indústria, por exemplo, ampliou sua força de trabalho em 7.423 empregos criados. O comércio apresentou saldo de 3.618, o setor de serviços de 3.338 e a agropecuária também teve mais contratações, com 1.172 novos empregos.

Falta de infraestrutura

A falta de atrapalha a urbanização em algumas regiões da cidade, por não se enquadrarem em programas do governo como o ‘Casa Verde e Amarela’.

Isso porque o programa não permite financiamento de casas construídas em ruas sem asfalto. “Somos responsáveis pelo preenchimento de vazios urbanos, mas alguns bairros que não tem pavimentação estão abandonados como o Nova , por exemplo”, observou.

Condições para 2021

Por outro lado, a compra de imóveis deve continuar na tendência favorável este ano, segundo especialistas no mercado imobiliário. Isso porque teremos elementos como a taxa de juro básico da economia () no seu menor patamar histórico e estímulos adotados por instituições financeiras que reduziram os juros e aumentaram o limite para financiamento imobiliário em meio à pandemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Congresso reuniu toda a comunidade dos executivos de Ms

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Na mira americana O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo (19). O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Maior líder político do sul de Mato Grosso no final do século XIX morreu na fazenda Esperança

Polícia

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

A polícia esteve no local e apreendeu um suspeito de 15 anos, que confessou o crime