Pular para o conteúdo
Economia

Zero imposto: café, óleo e margarina devem ter queda considerável no preço, diz presidente de associação de MS

Mesmo a medida sendo usada para baratear o preço do combustível, presidente de sindicato adianta que queda do valor não deve chegar até o consumidor
Anna Gomes -
Alimentos em carrinho de supermercado (Arquivo/Midiamax)

Após o anúncio do Ministério da Economia que as tarifas de importação sobre o e seis tipos de alimentos serão zeradas até o fim do ano, o sul-mato-grossense vai começar a sentir a queda no preço nas prateleiras dos supermercados de pelo menos três produtos. Em relação ao combustível, o consumidor não deve nem ‘sentir o cheiro’ da queda nas bombas dos postos.

A medida beneficia os seguintes alimentos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Em relação ao etanol, a alíquota foi zerada tanto para o álcool misturado na gasolina como para o vendido separadamente. O imposto será zerado a partir de quarta-feira (23).

Segundo o Presidente da Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), Denyson Prado, dos seis alimentos, o café é o que vai apresentar queda de forma imediata, mas outros alimentos devem permanecer nas prateleiras com o mesmo valor.

“O setor enxerga que três itens terão uma queda considerável no preço. O café terá a redução imediata. O óleo de soja e a margarina devem diminuir o valor dentro de 15 a 20 dias. O queijo não deve alterar e segue com o mesmo preço que está hoje. O valor do macarrão não deve subir, mas também não diminuirá. A importação do trigo está difícil devido à guerra na que é um dos principais fornecedores de trigo do mundo. A taxação zerada deve ajudar a manter o valor”, disse o presidente da Amas.

O presidente do Sinpetro (Sindicato do Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes) de Mato Grosso do Sul, Edson Lazarotto, o imposto sobre a importação do etanol é de 18% dos países que compõem o Mercosul. O Brasil tenta ainda negociar cotas com Estados Unidos para também zerar o imposto de importação.

Edson explica que a medida visa baratear a gasolina nas bombas de combustível em até R$ 0,20, mas isso não significa que a diferença será repassada para o consumidor, já que o cenário internacional continua instável.

“O Governo com essa determinação de zerar os impostos vai ajudar o consumidor a ter um pouquinho de folga, principalmente nos alimentos. Com relação ao etanol, o governo importa muito pouco, no máximo 2% então somos autossuficientes em relação ao etanol. Enquanto nós produzimos 32 bilhões de litros, nós importamos 1 milhão. Vai refletir muito pouco e o reflexo será no etanol anidro que é na mistura da gasolina e não no hidratado que é vendido nas bombas. Acredito que pode ter algum reflexo, mas bem modesto, porque a importação é pouca em relação ao que nós produzimos aqui internamente”, adiantou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Últimas Notícias

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)