Pular para o conteúdo
Economia

FMI eleva projeção de crescimento do Brasil de 2,1% para 3,1% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira, 10, nova elevação da perspectiva de crescimento do Brasil neste ano, que deve avançar 3,1% – ante 2,1% pela estimativa anterior, divulgada em julho. Se o organismo estiver certo, o primeiro ano da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será melhor do que o último … Continued
Agência Estado -
(Foto: Ilustrativa / Freepik)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira, 10, nova elevação da perspectiva de crescimento do Brasil neste ano, que deve avançar 3,1% – ante 2,1% pela estimativa anterior, divulgada em julho. Se o organismo estiver certo, o primeiro ano da gestão do presidente Luiz Inácio da Silva será melhor do que o último do governo de Jair Bolsonaro. Em 2022, o País cresceu 2,9%.

“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, justificou o FMI, acrescentando que “o consumo também permaneceu forte, apoiado por medidas de estímulo fiscal”.

O FMI também melhorou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2024, mas, ainda assim, vê a economia crescendo menos do que neste ano. O Fundo espera que o PIB apresente avanço de 1,5%, ante a previsão anterior de 1,2%. As novas projeções constam do relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado ontem, às vésperas da reunião anual do Fundo, que acontecerá em Marrakesh (Marrocos).

Inflação

O cenário desenhado pelo FMI coloca o Brasil em ritmo superior ao do crescimento esperado para a economia global neste ano, de 3%, mas abaixo do previsto para o conjunto de países emergentes e em desenvolvimento, de 4%. Economias como China, e devem crescer em ritmo superior ao do Brasil na visão do Fundo. No longo prazo, porém, o País deve seguir crescendo de forma tímida. O Fundo prevê alta de 2% do PIB nacional em 2028.

O FMI projeta queda da inflação no Brasil em 2023, ficando em 4,7%, ante 9,3% em 2022. E também no próximo ano, em 4,5%. “A recente decisão do Brasil de adotar uma meta contínua (em vez de ano-calendário) de inflação de 3% a partir de 2025 é um exemplo concreto de uma melhoria na eficácia operacional e na estratégia de comunicação, ajudando a reduzir a incerteza e a aumentar a eficácia da política monetária”, diz o FMI, no relatório.

Durante fórum voltado a mercados emergentes, ontem em Marrakesh, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o Brasil está se saindo bem no que chamou de transição das políticas monetária e fiscal. “O Brasil está indo bem nessa transição, teve boas revisões de crescimento, o novo arcabouço fiscal aprovado.”

‘Perturbação’

Segundo ele, se os gastos públicos não forem monitorados com cuidado nesse processo de desinflação os mercados podem sofrer disrupções antes mesmo de a batalha contra a inflação ser concluída. “Os governos precisam começar a endereçar os aspectos fiscais. Nós estamos supercoordenados na política monetária, mas não na fiscal.”

Essa falta de coordenação, observou, começa a afetar as economias avançadas. “Se isso não for resolvido, podemos ter uma perturbação nos mercados antes mesmo de o processo de desinflação ser concluído”, disse, lembrando que os elevados montantes de dívidas nas economias avançadas já estão cobrando o seu preço nos mercados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM acusado de matar Leandro Lo retoma patente e voltará a receber salário após decisão judicial

Ônibus da linha 080 quebra e trabalhador chega atrasado ao serviço: ‘levei advertência’

luan sem grana ana costela

Luan sem Grana e Ana Costela se encontram durante churrasco em MS: ‘cópias perfeitas’

Anitta se encontra com rei Charles III durante evento na Inglaterra

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Mansão de Ana Castela tem ‘quarto das Barbies’, decoração com presentes de fãs e 110 chapéus; veja

Últimas Notícias

Polícia

Menino que morreu na Santa Casa teria caído de bicicleta dias antes de ser internado

Menino faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15) na Santa Casa de Campo Grande

MidiaMAIS

Gosta de carro velho? Exposição traz veículos clássicos e propõe doações em Campo Grande

Entrada será gratuita e cerca de 300 automóveis do "tempo da onça" poderão ser vistos no local do evento

Le Blog Maria Antonia

Victoria’s Secret Show 2025: as imagens da passarela rosa que conquistou Nova Iorque

O evento contou com a participação de modelos brasileiras, nomes novos e em alta e apresentações de Karol G, Twice, Madison Beer e Missy Elliott.

Cotidiano

Queda de eucalipto machucou crianças e destruiu barraco na Cidade dos Anjos

Família enfrenta luta, após a mãe descobrir um câncer