Pular para o conteúdo
Economia

2025: Economista dá dicas de como começar o ano com as contas no azul

Conforme a especialista, não existe uma data ideal para começar, visto que qualquer momento pode ser o certo
Layane Costa -
finanças
Finanças (Ilustrativa, Freepik)

Faltando menos de dois meses para encerrar o ano de 2024, talvez seja o momento ideal para planejar a financeira para o próximo ano. No entanto, organizar as finanças nem sempre se torna uma tarefa fácil.

O Jornal Midiamax conversou com a economista Aline Moreira para entender qual é o melhor momento de começar 2025 com as finanças no azul.

Quando começar?

Conforme a especialista, não existe uma data ideal para começar, visto que qualquer momento pode ser o certo para ter uma saúde financeira estável.

“O momento certo, a gente sempre fala que foi ‘ontem’, mas como o ‘ontem’ não deu, é o agora”, pontuou Aline.

‘Start’ no azul

Para dar o ‘start’ nas finanças, todos os aspectos precisam ser avaliados, contudo, as datas simbólicas são sempre as escolhidas, conforme destaca a especialista Aline Moreira.

“A gente costuma avaliar uma data, como o início do mês ou um marco de aniversário. Essas datas incentivam a pessoa a dar esse ‘start’, seja na parte financeira ou em qualquer outro objetivo”, explicou.

Ferramentas para uma boa organização

A especialista destaca a importância de encontrar uma ferramenta ideal que permita realizar todos os planejamentos e, principalmente, se organizar, já que cada ferramenta é única. Podendo utilizar de planilhas, blocos de ou até mesmo metas.

“Não existe uma receita ou ferramenta fixa para todas as pessoas. Algumas funcionam com planilhas, outras com blocos de notas, e outras com metas ou limites semanais para gastos”, comentou.

A partir da escolha da ferramenta, algumas informações básicas são necessárias. “Nela, é preciso conseguir identificar quanto você ganha e quanto entra de , além de registrar suas despesas, dividindo-as em fixas e variáveis”, acrescentou.

Planilha para controlar os gastos

Uma das formas mais utilizadas para controlar gastos é a planilha, pois é uma ferramenta fácil de usar. “A planilha, é uma ferramenta fácil, rápida e que não perde as informações”, explicou Aline.

Entretanto, a forma de organização não importa tanto quanto o ato de colocar a ação em prática.

“Não coloco uma ferramenta específica. Quem não se adapta pode usar um bloco de notas ou anotar em um caderno. O importante é fazer de alguma forma”, destacou.

Investimentos

A especialista também destaca uma dica valiosa, o investimento. Para Aline, é uma das formas comuns de se ‘guardar dinheiro’.

“Se você ainda não tem investimentos, comece a criar esse hábito de guardar uma porcentagem básica da sua renda”, sugeriu a especialista.

Para iniciantes, o ideal é investir 20% da renda, mas isso pode ser adaptável. “Sugerimos 20% da renda, mas claro que isso pode ser ajustado. É uma boa meta para começar a guardar”, afirmou Aline.

Contudo, antes de quitar os débitos, é necessário ‘guardar’ dinheiro. “Primeiro, faça isso e depois pague as contas. Geralmente, as pessoas pensam: ‘Ah, vou pagar e começar a guardar quando sobrar’, mas esse dia nunca chega; nunca vai sobrar”, pontuou.

Sair do vermelho

Para quem já está no vermelho, o ideal é organizar-se primeiro. “É fundamental saber quanto pode pagar dessas dívidas. Quando o cliente está endividado, a maioria precisa passar por uma fase de deixar realmente os pagamentos abertos, até conseguir regularizar ou receber uma proposta”, disse.

Ou seja, para quem está endividado, o ideal conforme a especialista é:

  • Organizar as finanças para saber quanto pode ser pago das dívidas;
  • Criar uma reserva para sair do ciclo de dívidas;
  • Avaliar opções para amortizar as dívidas.

“É comum trocar dívidas caras por opções com taxas de juros menores. Por exemplo, um cheque especial pode ter juros de 8% a 10% ao mês, enquanto um empréstimo pode ter 2% a 4%”, pontou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued