Pular para o conteúdo
Economia

Conab prevê crescimento de 37,5% na produção de grãos para a safra 2024/25 em MS

Estimativa é que a produção total alcance 27,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 37,5% em comparação às 19,97 milhões de toneladas colhidas na safra anterior
Osvaldo Sato -
Produção de milho deve aumentar 48%, passando de 8,08 milhões para 11,95 milhões de toneladas (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

O Mato Grosso do Sul deve registrar um salto significativo na produção de grãos na safra 2024/25. Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é que a produção total alcance 27,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 37,5% em comparação às 19,97 milhões de toneladas colhidas na safra anterior. Esse aumento será impulsionado tanto pela ampliação da área plantada quanto pelos avanços em produtividade, especialmente nas culturas de soja e , que seguem como os carros-chefe do agronegócio no estado.

A soja, principal cultura sul-mato-grossense, deve crescer 6,2% na área cultivada, alcançando 4,25 milhões de hectares. A produtividade também deve melhorar, saltando de 2.825 kg/ha para 3.471 kg/ha, o que resultará em um aumento de 30,5% na produção, chegando a 14,76 milhões de toneladas. A combinação de clima favorável e maior eficiência nas práticas agrícolas sustenta esse crescimento e mantém a soja como a cultura mais importante para a economia do estado.

Outro destaque é o milho, cuja produção total deve aumentar 48%, passando de 8,08 milhões para 11,95 milhões de toneladas. O incremento é atribuído principalmente à segunda safra, que registrará alta de 49% na produção, com a produtividade subindo de 3.746 kg/ha para 5.455 kg/ha. Em contrapartida, a primeira safra de milho terá uma queda de 16,7% na área plantada e de 10,7% na produção, refletindo a migração de esforços para a safrinha, mais vantajosa economicamente.

O também apresenta resultados variados. A segunda safra deve se destacar com um aumento de 84,2% na produção, enquanto a terceira safra sofrerá uma forte retração, com queda de 79% tanto na área quanto na produção. Essa redução reflete um possível ajuste estratégico para priorizar culturas de maior retorno econômico, especialmente em áreas onde as condições para o feijão são menos favoráveis.

O algodão, por sua vez, registrará um crescimento de 14,7% na área plantada e de 14% na produção de pluma, embora com uma leve redução na produtividade. Já o girassol dobrará sua produção, alcançando 0,4 mil toneladas, impulsionado por um expressivo aumento de 121,7% na produtividade, mesmo com a da área plantada.

No total, a área cultivada no Mato Grosso do Sul deverá crescer 5%, atingindo 6,7 milhões de hectares. Além das culturas tradicionais, o estado apresenta sinais de diversificação com a recuperação do algodão e o avanço do girassol. Em contrapartida, o trigo e a aveia, principais culturas de inverno, manterão tanto a área quanto a produção estáveis, reforçando seu papel na rotação de culturas e na ocupação de áreas durante o período seco.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued