Mato Grosso do Sul registrou queda de 2,5% no varejo durante setembro, conforme o Índice de Varejo Stone, na comparação anual. Com isso, o Estado completa 10 meses de queda consecutiva em 2025, de acordo com a fintech.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A pesquisa, que acompanha mensalmente as movimentações do setor varejista no país, ainda indica que cinco dos oito segmentos analisados registraram alta em setembro, como o setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (6,9%), Material de Construção (4,2%), Móveis e Eletrodomésticos (2,6%), Combustíveis e Lubrificantes (0,8%) e Artigos Farmacêuticos (0,7%).
Entre os segmentos com retração no estado, tiveram queda os setores de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (2,9%), Tecidos, Vestuário e Calçados (1,1%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,3%).
Cenário nacional
Por outro lado, 10 estados apresentaram crescimento no comparativo anual: Acre (6,5%), Amapá (5,1%), Espírito Santo (4%), Piauí (3,9%), Tocantins (2,5%), Mato Grosso (1,9%), Ceará (1,5%), Pará (0,9%), Minas Gerais (0,4%) e Roraima (0,2%). Pernambuco e Bahia registraram estabilidade no período.
Entre os estados com retração nas vendas, os piores resultados foram observados no Rio Grande do Norte (4,8%), seguido por Alagoas (3,8%), Amazonas, Santa Catarina e Distrito Federal (3,4%), Rio Grande do Sul (3,2%), Rio de Janeiro (2,5%), Paraíba (2,4%), Goiás (2,3%), Sergipe (1,9%), Rondônia (1,7%), São Paulo (1,1%), Paraná (0,9%) e Maranhão (0,5%).
IBGE
No entanto, a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em agosto de 2025, o volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul registrou alta de 0,3% na comparação com julho (-0,7%), na série com ajuste sazonal. Já na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista registrou alta de 0,4% em comparação com agosto de 2024. O acumulado do ano registrou alta de 0,1%, e a variação acumulada em 12 meses ficou em 0,4%.
A pesquisa aponta ainda que, no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas registrou queda de 0,6% na série com ajuste sazonal.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.