Neste domingo (19), acontecem as provas objetiva e de redação do Vestibular 2026 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A etapa do processo seletivo acontece nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.
Cerca de 8 mil candidatos estão inscritos para concorrer a 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação, todos gratuitos e sem cobrança de mensalidades.
Horários e regras
A aplicação das provas terá início às 13h15, com término às 18h45, no horário de Mato Grosso do Sul. Os portões serão fechados pontualmente às 13h.
Por isso, os candidatos devem chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência, levando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta ou azul escura, confeccionada em material transparente.
Para identificação, são aceitos documentos originais como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, identidade profissional ou documento migratório com foto.
Documentos digitais, como CNH Digital, CTPS Digital ou CIN (Carteira de Identidade Nacional), são válidos se apresentados pelo aplicativo oficial.
O tempo total de prova inclui o preenchimento do cartão-resposta e a transcrição do texto da redação para a folha definitiva. O candidato só poderá deixar a sala após duas horas do início da prova, levando consigo o caderno de questões.
Para consultar o local de prova, os inscritos devem acessar a Área do Candidato, disponível neste link aqui. É importante conferir antecipadamente o local onde vai prestar a prova, com atenção para detalhes como unidade, bloco, sala e número de carteira.
Estrutura das provas
Conforme o Edital de Convocação nº 25/2025, o vestibular é composto por 60 questões objetivas, distribuídas entre as áreas de Linguagens e Códigos (20 questões), Ciências Humanas (14), Ciências da Natureza (18) e Matemática (8), além da prova de redação em Língua Portuguesa, que vale até 10 pontos.
É importante lembrar que, durante a aplicação, não será permitida consulta, comunicação entre candidatos, nem o uso de materiais impressos ou eletrônicos.
Além disso, é proibido entrar na sala de prova com relógios, óculos escuros, bonés ou qualquer item de chapelaria. Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, como o telefone celular, o item deverá ser desligado e guardado em embalagem fornecida pela equipe de aplicação, ficando embaixo da mesa durante toda a prova.
A UFGD também informa que poderá haver revista eletrônica, com detectores de metais, e que não será permitido o ingresso com armas de qualquer natureza, mesmo com porte legal.
Cronograma do processo seletivo
- 10 de outubro: publicação do edital de convocação e ensalamento;
- 19 de outubro: aplicação das provas objetiva e de redação;
- 21 de outubro: divulgação do gabarito preliminar;
- 21 e 22 de outubro: período para interposição de recursos;
- 12 de novembro: publicação do gabarito definitivo;
- 19 de novembro: divulgação da relação de acertos da prova objetiva;
- 17 de dezembro: resultado preliminar do vestibular;
- 18 e 19 de dezembro: prazo para recursos;
- 14 de janeiro de 2026: resultado final e convocação para matrícula da primeira chamada.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)