A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) abriu as inscrições para a segunda turma do Programa VigiFronteiras-Brasil, uma iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado, nas modalidades acadêmica e profissional, com o objetivo de fortalecer a vigilância em saúde nas regiões de fronteira do Brasil.
O curso de pós-graduação se concentra em vigilância em saúde, com ênfase em doenças transmissíveis. O objetivo é capacitar gestores e profissionais de saúde, brasileiros e estrangeiros, que atuam ou pretendem atuar nas áreas de gestão, assistência e avaliação de serviços de vigilância nas fronteiras do Brasil com países da América do Sul. A iniciativa busca fortalecer a capacidade de resposta a emergências de saúde pública.
São oferecidas um total de 75 vagas, sendo 40 para mestrado e 35 para doutorado. Do total de vagas, 55% são destinadas a ações afirmativas, e 50% serão preferencialmente para profissionais que atuam nas regiões de fronteira com países sul-americanos.
As aulas serão ministradas no formato híbrido, combinando encontros presenciais obrigatórios com aulas on-line em tempo real. Os polos presenciais foram ampliados para a segunda turma e inclui a cidade de Campo Grande-MS. Além disso, haverá polos em Manaus-AM; Tabatinga-AM; Porto Velho-RO; Recife-PE; Belo Horizonte-MG; e Rio de Janeiro-RJ.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro pelo site Acesso Fiocruz. O candidato deve optar por apenas um dos cursos (mestrado ou doutorado) no momento da inscrição.
Os requisitos e a documentação completa estão detalhados nos editais, disponíveis nos sites do Campus Virtual Fiocruz e da Formação VigiSaúde. O processo seletivo consiste em três etapas, todas realizadas on-line: Prova de inglês; Análise curricular/documental; e Entrevista.
O início das aulas está previsto para para janeiro de 2026.
Para dúvidas sobre o edital, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou consulte o edital completo no site da Fiocruz.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!