Pular para o conteúdo
Esportes

Atletas do MS seguem para Blumenau para os Jogos Escolares da Juventude

O primeiro grupo de alunos-atletas de Mato Grosso do Sul embarca nesta quinta-feira (14.11), às 7h, rumo a Blumenau-SC, para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2019. O maior evento escolar estudantil do Brasil será realizado de 16 a 30 de novembro. A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do […]
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

O primeiro grupo de alunos-atletas de embarca nesta quinta-feira (14.11), às 7h, rumo a Blumenau-SC, para a etapa nacional dos Jogos Escolares da (JEJ) 2019. O maior evento escolar estudantil do Brasil será realizado de 16 a 30 de novembro. A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) organizou o deslocamento dos atletas sul-mato-grossenses à cidade catarinense em três etapas.

A primeira turma é composta por membros do judô, handebol e basquetebol. Ao todo, embarcam em 3 ônibus 71 pessoas, sendo 61 atletas, seis técnicos, dois fisioterapeutas e dois dirigentes da Fundesporte. A maior parte dos atletas e técnicos sairá amanhã da sede da Fundação, em Campo Grande. Outros membros partirão de suas respectivas cidades, como Ponta Porã e . Todos os componentes da delegação vão se reunir em e seguirão viagem até Blumenau. A previsão é de chegada às 9h30 (horário de MS), na sexta-feira (15.11).

O objetivo sul-mato-grossense é superar as 24 medalhas faturadas e o 12º lugar na classificação geral por unidades federativas na edição 2018, realizada em Natal-RN. A delegação do Estado foi ao com 173 atletas. Neste ano, no Sul do país, o Time MS conta com 195, que disputam 13 das 14 modalidades da competição.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, ressalta que o aumento na participação na fase final dos JEJ coroa o trabalho realizado no desporto escolar de Mato Grosso do Sul. “Implantamos o programa de iniciação esportiva nas escolas estaduais, reformulamos os Jogos Escolares da Juventude, o que gerou um aumento significativo na participação dos municípios. Agora, começamos a perceber uma melhora no nível técnico, tanto que fomos campeões de medalhas na etapa regional, classificando um número recorde de atletas à final. Isso mostra que o planejamento traçado para o desporto escolar em 2015 tem dado resultado”.

Miranda avalia que, mais do que a busca pelo resultado, o importante é que os atletas representem o Estado com determinação. “O resultado é uma consequência de vários fatores, mas o essencial é que eles se superem e carreguem a imagem do nosso Estado de uma forma íntegra, disputando os Jogos com lealdade e dignidade. Mais importante que a medalha, é a superação, a disciplina e o respeito às regras”.

Em Cascavel-PR, no mês de setembro, na etapa Regional Amarela, a delegação sul-mato-grossense teve mais de 80% de aproveitamento nas disputas coletivas (handebol, basquetebol, voleibol e futsal). O Estado foi que mais obteve medalhas, faturando sete vagas à final nas coletivas e 12 medalhas no total (quatro ouros, duas pratas e seis bronzes).

De acordo com a chefe de delegação na fase final e diretora administrativa da Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e Lazer (Gedel) da Fundesporte, Karina Pereira Quaini, o desempenho na Regional Amarela motiva a ida a Santa Catarina. “Os nossos atletas defenderam com excelência as quatro modalidades em Cascavel e agora temos as melhores expectativas possíveis em Blumenau. A diferença entre derrota e vitória é definida pela determinação e temos certeza que os atletas estão preparados”.

Conforme o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 e 17 anos. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Últimas Notícias

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo