Pular para o conteúdo
Esportes

Competindo até entre os que enxergam, Leonardo corre para ir a Tóquio em 2021

Desde a sua criação na Grécia Antiga, buscando celebrar os deuses e o período de paz entre as guerras até surgimento da versão moderna da competição, em 1896, os jogos Olímpicos têm o propósito de unificar os povos e nações dos cinco continentes. Em Campo Grande, um atleta persegue o sonho de fazer parte do […]
Arquivo -

Desde a sua criação na Grécia Antiga, buscando celebrar os deuses e o período de paz entre as guerras até surgimento da versão moderna da competição, em 1896, os têm o propósito de unificar os povos e nações dos cinco continentes. Em , um atleta persegue o sonho de fazer parte do maior evento esportivo do Planeta.

Para muitos esportistas, o sonho de disputar o torneio é um objetivo de vida a ser alcançado. Para o maratonista e atleta paralímpico Leonardo Moraes da Silva, de 33 anos, que tem apenas 20% da visão, a chance de disputar o torneio nunca esteve tão próxima. Dependendo de um bom resultado na maratona de Sevilha, na Espanha, ele pode conquistar a vaga nas Paralimpíadas de Tóquio no Japão, no ano que vem.

O atleta chegou em Mato Grosso do Sul com 5 anos de idade,  mas foi aos 16 anos que o amor pelo atletismo foi despertado, na cidade de . “Eu gostava de jogar , mas era ruim de bola, mas sempre corri bastante.  Me falaram: você corre bastante podia tentar no atletismo, e comecei em abril de 2003”.

Morando na Capital, ele percebeu cedo as dificuldades que os atletas brasileiros enfrentam para alcançar suas metas. “Falta patrocínio, o pessoal não acredita na gente, a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Funesp (Fundação Municipal de Esporte), por exemplo, não ajudam nem com um ônibus, ou uma passagem, são 17 anos tirando dinheiro do próprio bolso”, desabafou.

Vitórias e Ranking

Competindo até entre os que enxergam, Leonardo corre para ir a Tóquio em 2021
(Leonardo Amorim da Silva, agachado da direita para a esquerda. Com a delegação Brasileira paralímpica, na maratona de Londres em 2019 / Foto: Arquivo pessoal)

Com alguns buracos na pista da vida, o atleta de elite encara os desafios com otimismo, mesmo sem 20% da visão, ele carrega consigo resultados nacionais e internacionais, na sua categoria T12 (baixa visão) e competindo com esportistas do quadro tradicional. Atualmente, ele ocupa a 5º posição do Ranking Mundial paralímpico de maratona. Competindo com corredores sem deficiência, ele está em 1º lugar entre os maratonistas de Mato Grosso do Sul e 20º no índice nacional.

Consigo, ele carrega um currículo de vitórias e participações em competições pelo Brasil e o mundo. Uma de suas melhores lembranças, competindo pela categoria sem deficiência, foi a vitória na meia maratona de Assunção no Paraguai, no ano de 2016. E terminar na 27º posição na maratona de Buenos Aires na , em Setembro de 2019 .

Competindo até entre os que enxergam, Leonardo corre para ir a Tóquio em 2021
(Leonardo Amorim da Silva, com as medalhas de Buenos Aires 2018/2019 e Londres em 2019/ Foto: Arquivo pessoal)

Na classe T12, ele trouxe para o país a 7º colocação na Maratona de Londres, em abril de 2019. Correndo em solo Brasileiro, ele trouxe o 1º lugar na maratona de Porto Alegre no ano de 2018.

O sonho 

Leonardo treina diariamente 4 horas por dia, entre o turno da manhã e tarde, impulsionado pelo amor ao esporte. “Você pega gosto, independe se você ganha ou não é uma motivação para você melhorar. Correr em provas maiores, conhecer o mundo, é isso que me motiva”, falou emocionado.

Nos dias atuais, o atleta recebe incentivo do programa Bolsa Atleta, do Governo Federal. Todo o seu foco, está canalizado para a Maratona de Sevilha na Espanha, no dia 14 de fevereiro de 2021. Seu desempenho nessa competição, poderá definir o seu futuro como profissional. Na disputa, ele precisa garantir um bom índice entre os competidores, assegurando uma passagem, para a tão almejada Olimpíadas de Tóquio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes

Emprego e Concurso

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

O acordo firmado por meio de Dispensa de Licitação, tem valor total fixado em R$ 75,1 mil