Pular para o conteúdo
Esportes

Em jogo com decisões polêmicas do juiz, Cruzeiro vence América-MG e sobe para 15º

Após figurar algumas rodadas na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ao menos vai mostrando que essa não deverá ser uma preocupação na reta final do torneio. Nesta quarta-feira, em uma partida marcada por decisões questionáveis da arbitragem, derrotou o América Mineiro por 2 a 1, no estádio Independência. Os […]
Arquivo -

Após figurar algumas rodadas na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, o ao menos vai mostrando que essa não deverá ser uma preocupação na reta final do torneio. Nesta quarta-feira, em uma partida marcada por decisões questionáveis da arbitragem, derrotou o América Mineiro por 2 a 1, no estádio Independência.

Os gols do Cruzeiro foram marcador por Rafael Sobis, em cobrança de pênalti, e Manoel, de cabeça, no começo de cada tempo. O zagueiro, assim, se igualou a Airton como artilheiro do time na Série B, com quatro gols.

Mas o que mais chamou a atenção foram decisões nos minutos iniciais de Dewson Freitas. Ele não marcou um pênalti para o América e assinalou outro para o Cruzeiro, revoltando o time da casa, que teve o técnico Lisca expulso. E o duelo teve nove cartões amarelos para os jogadores que estiveram em campo.

O triunfo levou o Cruzeiro aos 31 pontos, subindo para a 15.ª colocação, com sete de vantagem para a zona da degola na conclusão da 25.ª rodada. Só que a distância para o G4, o grupo do acesso está em dez pontos, o que torna muito complicada a tarefa do time de não atuar na segunda divisão nacional por duas temporadas consecutivas. Já o América parou nos 44 pontos, na segunda colocação, mas agora a seis da líder Chapecoense. E com quatro a mais do que a primeira equipe fora do G4.

América e Cruzeiro já haviam se enfrentado duas vezes em 2020, com empate no Estadual (1 a 1) e derrota celeste no primeiro turno da Série B (2 a 1). Agora, então, o time deu troco, confirmando o bom desempenho com Felipão como visitante – são quatro vitórias e um empate sob o seu comando em duelos longe do Mineirão.

O JOGO – Felipão alterou o esquema tático do Cruzeiro, com a escalação de três volantes – Adriano, Jadsom Silva e Felipe Machado -, além de ter colocado Matheus Pereira na lateral esquerda. Só que o grande personagem do primeiro tempo não foi nenhum deles, mas o árbitro Dewson Freitas.

O juiz deixou de marcar um pênalti logo no começo para o América, em toque de Adriano com a mão na bola na grande área. E pouco depois assinalou um pênalti aparentemente inexistente para o Cruzeiro numa disputa entre Pottker e Messias. Rafael Sobis bateu rasteiro, aos 13 minutos, e fez 1 a 0, marcando pela segunda vez nesse seu retorno ao clube.

Os lances revoltaram o América, que teve o técnico Lisca expulso E a partir daí, os fizeram um primeiro tempo fraco e nervoso. O América tinha dificuldade na criação e abusava dos lançamentos longos. Já o Cruzeiro não conseguia reter a posse de bola, mas ao menos se defendia bem, levando a vantagem para o intervalo.

Só que o início do segundo tempo foi bem diferente – e melhor para o time celeste. Em uma nos minutos iniciais, perdeu duas chances claras, por causa de grandes defesas de Matheus Cavichioli em arremates de Arthur Caike após escanteio e no rebote de falta batida por Rafael Sobis. E o gol veio aos dois minutos, após cobrança de escanteio de Machado, com Manoel testando para as redes e fazendo o seu quarto gol nesta Série B.

Em desvantagem, o América fez três substituições quase de uma vez. E também respondeu em uma jogada aérea. Aos 15, em cobrança de falta, Anderson Jesus subiu mais do que a marcação do Cruzeiro e cabeceou para baixo, diminuindo para 2 a 1.

Era a possibilidade de esquentar o jogo, e o América buscou se lançar mais ao ataque com novas mudanças. Mas pouco criava e ainda dava espaços, tanto que o Cruzeiro teve uma chance clara numa jogada iniciada com roubada de bola de Machado. Mas Thiago chutou alto demais, aos 27, perdendo a chance de fazer o terceiro gol do seu time.

Na parte final do jogo, o América apostou em jogadas especialmente pela ponta direita, aproveitando a fragilidade de Matheus Pereira na marcação, para tentar o empate, tendo uma chance clara com Ademir, que bateu para fora. Também nas costas do lateral, ele cabeceou outra por cima da meta de Fábio. Depois dos sustos, o Cruzeiro tratou de se fechar no campo de defesa, assegurando o triunfo no Independência.

Os times voltarão a jogar no sábado, quando o América visitará o CSA no Rei Pelé, enquanto o Cruzeiro receberá o Brasil de Pelotas, no Mineirão.

 

FICHA TÉCNICA

 

AMÉRICA-MG 1 x 2 CRUZEIRO

 

AMÉRICA-MG – Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Daniel Borges), Messias, Anderson Jesus e João Paulo; Flávio (Marcelo Toscano), Juninho (Felipe Augusto) e Alê; Felipe Azevedo (Calyson), Rodolfo (Léo Passos) e Ademir. Técnico: Lisca.

 

CRUZEIRO – Fábio; Raul Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Jadsom Silva e Felipe Machado (Jadson); William Pottker (Arthur Caike), Rafael Sobis (Thiago) e Airton. Técnico: Felipão

 

GOLS – Rafael Sobis, aos 13 minutos do primeiro tempo. Manoel, aos 2, Anderson Jesus, aos 15,

 

ÁRBITRO – Dewson Fernando Freitas da Silva (PA).

 

CARTÕES AMARELOS – Rafael Sobis, Matheus Pereira, Juninho, Airton, Rodolfo, Jadsom Silva, Léo Passos, Manoel e Fábio.

 

CARTÃO VERMELHO – Lisca.

 

LOCAL – Estádio Independência, em (MG).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Últimas Notícias

Trânsito

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Rapaz se apoiava em uma corda na carroceria, mas perdeu o equilíbrio e caiu ao chão

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda