Pular para o conteúdo
Esportes

Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em MS recebe 60 atletas nas corredeiras em Aquidauana

Calendário nacional da canoagem descida deste ano contou com a primeira etapa em Indaial (SC), no estilo clássico
Fábio Oruê -
canoagem
Campeonato Brasileiro será em Piraputanga (Divulgação, FCaMS)

Conhecido por suas belezas naturais, com serras, rios e morros, o distrito de Piraputanga, em Aquidauana, vai receber a segunda etapa do de Descida, na modalidade sprint (provas de velocidade nas corredeiras), neste final de semana, entre 4 e 6 de agosto.

Um dos principais destinos de turismo de aventura e contemplação do Estado, a Estrada Parque de Piraputanga será palco do campeonato, com disputas nas corredeiras do Serrano.

sempre foi um celeiro de atletas na canoagem descida, formando inúmeros campeões da modalidade, inclusive eu que sou daqui”, diz o o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), Rafael Girotto, que é sul-mato-grossense e canoísta há mais de 10 anos.

A competição é organizada pela CBCa, em parceria com a FCaMS (Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul), e conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da (Fundação de Desporto e Lazer) e também Fema (Fundação de Esporte do Município de Aquidauana).

A etapa terá a presença de canoístas de seis estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e . A expectativa da Confederação é de que participem cerca de 60 atletas.

canoagem
Esta etapa em MS definirá os campeões gerais (Divulgação, FCaMS)

Multicampeões brasileiros em MS

A competição reunirá multicampeões brasileiros e que já integraram, em diversas ocasiões, a seleção verde e amarela, não só na modalidade descida. Entre os principais nomes estão Daniel Hayashi (Mato Grosso do Sul), Pedro Aversa (São Paulo) e André Luiz de Paula (Paraná).

“Mato Grosso do Sul já está no roteiro, porque tem todos aspectos naturais que caracterizam campeonatos de canoagem. Além de movimentar o ecoturismo, com as belas paisagens de Piraputanga, o evento é um atrativo para a economia local e também à gastronomia”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Ao todo, são quatro categorias em disputa: K1 (caiaque), turismo open, duck e creek (embarcações para corredeiras), nos gêneros feminino e masculino, nas classes júnior, sênior, máster A (35 a 44 anos) e máster B (acima de 45 anos). Segundo a CBCa, na corredeira as provas terão percursos de 200 a 500 metros.

O calendário nacional da canoagem descida deste ano contou com a primeira etapa em Indaial (SC), entre os dias 23 e 25 de junho, no estilo clássico (provas mais longas, com percurso de três a cinco quilômetros). Agora, a etapa sul-mato-grossense definirá os campeões gerais.

Programação completa

Sexta-feira – 4/8

  • 9h às 17h – Treinos livres
  • 8h30 às 16h – Curso de iniciação à canoagem – Águas Brancas (local a confirmar)
  • 18h30 – Congresso técnico – Local: alojamento da Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Sábado – 5/8

  • 8h30 às 11h30 – Curso de iniciação à canoagem – Águas Brancas (técnicas de corredeiras para a canoagem descida, slalom e kayak extremo)
  • 8h30 às 17h – Treinos livres
  • 18h00 – Divulgação da lista de largada (startlist).

Domingo – 6/8

  • 9h30 – Largada da primeira descida
  • 10h30 – Largada da segunda descida
  • 11h30 – Término das provas
  • 12h – Início da cerimônia de premiação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem agride ex-namorada de 16 anos ao tentar reatar relacionamento

Moraes autoriza que Bolsonaro faça almoço de aniversário de 15 anos da filha em casa

Adolescente é baleado após tentar assaltar policial aposentado no trânsito de SP

detran

Ex-diretora do Detran-MS é absolvida de acusação por embolsar R$ 95 mil do órgão

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

anta nadando no rio sucuri

VÍDEO: No rio das sucuris, anta dá mergulho surpreendente e é acompanhada por turistas

Últimas Notícias

Cotidiano

Com investimento de R$ 5,4 milhões, Caixa e Governo Federal anunciam construção de creche-escola em Rio Brilhante

O empreendimento contará com recurso do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

Polícia

Justiça mantém prisão de 45 anos para assassino de ex-namorada e amigo em Campo Grande

Messias planejou o crime por ciúmes da aproximação de Karolina e Luan, em abril de 2023

Cotidiano

Prefeitura divulga novo guia de arborização; confira o que pode e o que não deve ser plantado

Documentos trazem identificação de espécies em formato ilustrativo e linguagem acessível

Cotidiano

Clima despenca 10°C e anuncia chegada de tempestades e ventos de até 100 km/h em Campo Grande

Na região sul de MS, previsão indica grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos