Pular para o conteúdo
Esportes

Fifa notifica CBF sobre risco de interferência na gestão; suspensão tiraria Flu do Mundial

Alerta da entidade que comanda o futebol mundial vem em meio a movimentações contra presidente da CBF. Ex-cartolas orquestrariam ‘influência indevida’
Agência Estado -
(CBF, Divulgação)
CBF foi alertada pela Fifa sobre risco de interferências externas (CBF, Divulgação)

A Fifa enviou notificação à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) alertando que a entidade corre o risco de caso o presidente Ednaldo Rodrigues acabe afastado do cargo “por influência indevida de terceiros”.

Assim, uma das primeiras consequências práticas caso isso aconteça no curto prazo pode ser a exclusão do Fluminense do Mundial de Clubes, marcado para este mês na Arábia Saudita.

Isso porque, nas últimas semanas, uma série de movimentações nos bastidores vem tentando minar o poder de Ednaldo Rodrigues. A movimentação caberia a dois ex-presidentes da CBF: Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero.

Teixeira foi banido do futebol para sempre pela Fifa. Del Nero, por sua vez, recebeu punição de 20 anos da entidade máxima do futebol. Assim, o afastamento dele se encerra em 2037.

Fifa vê ‘influência indevida de terceiros’ na CBF

O alerta da entidade máxima do futebol cita “influência indevida de terceiros”, numa clara alusão aos cartolas afastados pela Fifa.

“Neste contexto, gostaríamos de lembrar que de acordo com o art. 14 par. 1 i) e art. 19 dos Estatutos da Fifa, as associações membros da Fifa são obrigadas a gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros. Qualquer violação destas obrigações pode levar a potenciais sanções, conforme previsto nos Estatutos da Fifa”, diz trecho do documento.

“Além disso, e em relação ao acima exposto, gostaríamos de enfatizar que quaisquer violações ao art. 14 par. 1 i) dos Estatutos da Fifa também pode levar a sanções, mesmo que a influência de terceiros não tenha sido culpa da associação membro em questão (art. 14, parágrafo 3 dos Estatutos da Fifa)”, acrescenta o texto.

A notificação data de quarta-feira e uma eventual suspensão da confederação brasileira atingiria seus filiados –o que poderia tirar o do Mundial de Clubes

Feijó também seria problema para comando da entidade

Além de Teixeira e Del Nero, um ex-vice-presidente da entidade, Gustavo Feijó, tem feito sucessivas investidas judiciais para tentar tirar Ednaldo do cargo. Feijó é do grupo de Del Nero e concorreu em 2022 à presidência da CBF. Na ocasião, ele tentou suspender o pleito na Justiça até o último momento.

Então, segundo o estatuto da Fifa, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) é a única entidade reconhecida para a resolução de conflitos envolvendo clubes e associações esportivas. A Justiça comum só atua nesses casos após esgotadas todas as instâncias esportivas, e ainda assim em situações específicas.

Um dia após o recebimento da notificação, Del Nero publicou artigo no site UOL em que pede a renúncia de Ednaldo Rodrigues. “Ou quem tem poder para isso (afastar o presidente), que é a Geral, poderia retirá-lo de lá antes que ele comprometa o futuro do futebol brasileiro como um todo”, escreveu o ex-cartola, que alega suposta má gestão financeira na CBF.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria