Pular para o conteúdo
Esportes

Clubes poderão mesclar times com meninos e meninas para o Campeonato Estadual Sub-13

FFMS liberou a inclusão de jogadoras nos times, que até então eram exclusivamente masculinos
Fábio Oruê -
estadual
Meninas vão poder jogar na categoria de base (Divulgação, Avaí)

A edição 2024 do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 terá novidade para os clubes, segundo a (Federação de de Mato Grosso do Sul). Os times vão poder mesclar meninos e meninas para a disputa da competição.

A FFMS liberou a inclusão de jogadoras nos times, que até então eram exclusivamente masculinos. A decisão segue regulamentação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A medida institui o futebol misto no âmbito amador e de base.

Agora, as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora. 

A decisão da CBF tem como exemplo a atleta do Avaí-SC, Nati Pereira, que, aos 9 anos, foi a primeira menina a jogar em uma categoria de base masculina no Brasil. Isso foi possível graças a uma exceção aberta pelo clube catarinense em 2019, e que, em 2023, passou a ser regra em todo o país quando a entidade regulamentou o futebol misto. Desde 2022, Nati joga nas categorias de base do Corinthians.

Formação de atletas

Segundo Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competições, a decisão tomada pela entidade faz parte do objetivo de desenvolver a prática de futebol entre as mulheres e, assim, ajudar na formação de novas atletas.

“Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas, até em função da dificuldade em organizar um torneio só para elas nesta faixa etária. Será uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.

A competição deve reunir clubes de todo o Estado e, até agora, 13 confirmaram a pré-inscrição. A primeira fase começa em abril e os jogos finais acontecem no fim de junho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Últimas Notícias

Mundo

EUA compraram o equivalente a US$ 339 milhões em pesos argentinos entre 9 e 15 de outubro

Secretário de Trump afirmou que compras foram feitas à vista

Emprego e Concurso

Suzano abre três processos seletivos para preencher vagas em para Ribas do Rio Pardo

A inscrição pode ser feita por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano

Mundo

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Republicano pediu urgência para envio de militares; região é administrada por políticos da oposição de Trump

Esportes

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Experiente, Dani destacou que sua motivação é o público e também sua filha. Disse que seguirá jogando enquanto estiver feliz, pois quer inspirar e levar alegria para os fãs do esporte