Pular para o conteúdo
Esportes

Conhece todos? Supercopa de Vôlei trará quatro campeões olímpicos a Campo Grande

Atletas que venceram o ouro nas Olimpíadas de 2012 e 2016 com o Brasil irão disputar mais um troféu no Guanandizão
Gustavo Henn -
Equipe de vôlei masculina campeã olímpica em 2016 (Foto: Reprodução/ Alexandre Loureiro/Exemplus/COB)

A Supercopa de está prestes a chegar a Campo Grande. Nos dias 18 e 19 de outubro, o Ginásio Guanandizão irá receber as finais da competição feminina e masculina, respectivamente, com a presença de quatro campeões olímpicos.

Jogadores da seleção do ouro masculino nos Jogos Olímpicos do , em 2016, e jogadora da seleção feminina, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, estarão em disputa por mais um troféu, nos confrontos entre Sada Cruzeiro x Itambé Minas e Osasco x Sesi Bauru.

Mas você sabe quem são esses atletas? Nesta matéria, o Jornal Midiamax traz um breve resumo sobre cada um dos medalhistas de ouro olímpicos que estarão em Campo Grande.

Dani Lins

Danielle lins, levantadora do Sesi Bauru (Foto: Reprodução/Instagram)

Danielle Rodrigues Lins dos Santos, conhecida como Dani Lins, é uma das levantadoras da equipe do Sesi Bauru. A jogadora de 40 anos chegou ao time em 2019 e já venceu uma Copa Brasil e uma Supercopa, além de três bronzes do Campeonato Sul-Americano.

Nascida em Recife (PE), seu primeiro clube na carreira foi o Sport. No entanto, aos 19 anos, ela foi diagnosticada com arritmia cardíaca e teve que ficar um ano sem atuar. Passou por clubes como Osasco, Pinheiros, SESC-RJ e Barueri.

Pela seleção brasileira, Dani Lins foi crucial na conquista do ouro olímpico de 2016, quando tomou a vaga de Fernandinha e mudou o time junto de Fernanda Garay. Além disso, ela coleciona também outros importantes triunfos, como quatro ouros no Grand Prix, uma prata na Liga das Nações e uma prata e um bronze no Campeonato Mundial.

Lucão

Lucas Saatkamp, central do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Lucas Saatkamp, conhecido apenas como Lucão, é o mais velho do trio de campeões olímpicos do Sada Cruzeiro. O central de 2,10 metros de altura começou sua carreira no Canoas Sport Club, do Rio Grande do Sul, onde ficou por três anos. Após passagens por Cimed, RJ Vôlei e SESI-SP, ele foi à Itália, jogar pelo DHL Modena.

Depois de uma temporada com três títulos em território italiano, Lucão retornou ao SESI-SP, passou por Vôlei Natal e Vôlei Renata até chegar ao Cruzeiro, em 2022. No time mineiro, venceu de tudo: Superliga, Copa Brasil, Campeonato Mineiro, Campeonato Sul-Americano, Supercopa e Mundial de Clubes.

Com a ‘amarelinha’, o central esteve presente não apenas no ouro de 2016, como nas Olimpíadas de 2012, quando conquistaram a medalha de prata. Venceu também o Campeonato Mundial de 2010, na Itália, a Copa do Mundo de 2019, no Japão, e a Liga das Nações de 2021, também na Itália.

Wallace

Oposto do Cruzeiro, Wallace (Foto: Reprodução/Instagram)

Wallace Leandro de Souza, de 39 anos, é outro campeão olímpico que estará em quadra pelo Cruzeiro em Campo Grande. O oposto natural de (SP) começou sua carreira no Banespa/São Bernardo (atual Vôlei Renata) em 2006, passou pelo Vôlei Futuro em 2008 e chegou ao Cruzeiro no ano seguinte.

Wallace permaneceu no time mineiro até 2016, até se transferir ao Vôlei Natal. Em seguida, teve passagens por SESC-RJ e Spor Toto Spor Kulübü, da , até retornar ao Cruzeiro, em 2021. Na raposa, venceu: nove Mineiros, sete Superligas, seis Sul-Americanos, quatro Mundiais, três Copa Brasil e três Supercopas.

Pelo Brasil, venceu as Olimpíadas em 2016, sendo o maior pontuador do campeonato (147 pontos) e melhor oposto. Também conquistou a Liga das Nações, em 2021, e medalhas de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e nos campeonatos mundiais de 2014 e 2018.

Douglas Souza

Ponteiro do Sada Cruzeiro, Douglas Souza (Divulgação)

Douglas Correia de Souza, ou apenas Douglas Souza, completa o trio cruzeirense, sendo o mais novo dos campeões olímpicos, com 30 anos. O ponteiro começou a carreira no Pinheiros e jogou por outros três clubes de São Paulo: São Bernardo, Sesi-SP e Taubaté. Depois, em 2021, foi ao Vibo Valentia, da Itália, e voltou ao Brasil no ano seguinte, para o São José.

Douglas chegou ao Cruzeiro em 2024, onde venceu um Campeonato Mineiro, uma Copa Brasil, uma Supercopa, uma Superliga, dois Sul-Americanos e um Mundial de Clubes. Na seleção, venceu o ouro olímpico em 2016, a Liga das Nações em 2021, além da Copa dos Campeões e Copa do Mundo, em 2017 e 2019, respectivamente.

Além do sucesso dentro das quadras, Douglas Souza é um grande símbolo da representatividade. Em 2018, foi o primeiro jogador da seleção masculina de vôlei a se declarar como homossexual. O atleta sempre destacou que quer “ser um espelho de pessoas fora do padrão”. No Instagram, ele soma mais de 1,9 milhão de seguidores, mais que o dobro dos outros três jogadores juntos.

Assim como Wallace, Douglas já esteve no Guanandizão, em Campo Grande, no duelo contra o Suzano pela Superliga, em março deste ano. O ponteiro, além de ter sido o maior pontuador da partida, foi eleito o destaque em quadra, e recebeu o troféu VivaVôlei, o qual fez questão de dividir com o resto do elenco.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued