Pular para o conteúdo
Esportes

Em jogo tenso e equilibrado, João Fonseca garante segunda vitória em Roland Garros

Esta foi a terceira vitória do brasileiro em um Grand Slam
Agência Estado -
João Fonseca. (Reprodução/Getty Images)

Diante de uma quadra lotada e contando com a rivalidade entre as torcidas, João Fonseca voltou a brilhar na quadra de saibro de Roland Garros nesta quinta-feira (29). Em um jogo tenso e equilibrado, o tenista carioca de 18 anos sofreu para vencer o francês Pierre-Hugues Herbert, 147º do ranking, por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4), 7/6 (7/4) e 6/4, em um jogo com 2h54 de duração.

Em sua , o número 65 do ranking da ATP já havia conseguido uma vitória impactante ao superar o polonês Hubert Hurkacz também pelo placar de 3 sets a 0. Esta foi a terceira vitória do brasileiro em um Grand Slam.

Fonseca agora aguarda o vencedor do confronto entre o britânico Jack Drapper (5º da lista da ATP) contra o francês Gael Monfils (42º), para voltar a jogar pela terceira rodada. Eles vão fechar o programa desta quinta-feira na quadra central.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O primeiro set começou bem disputado, mas João Fonseca logo deu o ar da graça no saibro francês ao quebrar o serviço do rival para abrir vantagem na parcial. A resposta de Herbert, no entanto, foi imediata e na mesma moeda. Assim, com quatro games disputados, o embate ficou empatado em 2 a 2.

Explorando a potência de seu saque, o jovem tenista carioca criou dificuldades para o rival (encaixou seis aces contra três do adversário francês) e obteve 64% de seus pontos no primeiro serviço.

Em um duelo cheio de alternâncias e com mais duas quebras (uma de cada lado), o jogo ficou empatado em 6 a 6 e foi para o tiebreak. João abriu vantagem de 3 a 1, mas cometeu uma dupla falta e permitiu o empate.

Herbert também deu um ponto de presente ao brasileiro com uma dupla falta. João votou a abrir uma “gordura de dois pontos” e, com um ace, definiu o tiebreak em 7/4 em 54 minutos de partida.

O tom de equilíbrio marcou o início do segundo set, com os dois jogadores apostando na variação de golpes e na movimentação. O brasileiro voltou a emplacar mais dois aces neste começo, mas também cometeu duas duplas faltas apostando no risco de atuar no limite.

A exemplo da primeira parcial, o segundo set precisou ser decidido no tiebreak e a disputa foi dramática. O francês abriu 3 a 0, mas Fonseca buscou a virada e chegou a 6 a 4. Com o saque na mão, ele fechou o jogo e levou também o segundo set, que teve 1h20min.

Com duas quebras para cada lado no 3º e 4º games, o terceiro set também foi disputado ponto a ponto. O cansaço, no entanto, fez o francês diminuir o ritmo. Ele não confirmou o seu serviço e viu João abrir vantagem no 7º . Melhor fisicamente, o brasileiro administrou o jogo e venceu o set final por 6/4 e assegurou o seu segundo triunfo em Roland Garros.

DE MINAUR É ELIMINADO, ZVEREV E SINNER AVANÇAM

A surpresa desta quinta-feira em Roland Garros foi a derrota de Alex de Minaur, de virada, para Alexander Bublik (62º), do Casaquistão. Número 9 no ranking, o australiano abriu vantagem de duas parciais, mas amargou um revés de 3 sets a 2, 6/2, 6/2, 4/6, 3/6 e 2/6.

Alexander Zverev, 3º na lista da ATP, levou um susto, saiu atrás no placar contra o holandês Jesper de Jong (88º), mas buscou a reação. O alemão imprimiu um ritmo forte nos três sets seguintes e venceu o confronto por 3 a 1, parciais de 3/6, 6/1, 6/2 e 6/3

Em jogo que marcou a do veterano Richard Gasquet, o italiano Jannik Sinner passeou na quadra de saibro de Roland Garros. O líder do ranking foi impiedoso com o rival e obteve uma vitória tranquila de 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/0 e 6/4.

Nas duplas, o brasileiro Fernando Romboli também teve o que comemorar em Roland Garros. Ao lado de John-Patrick Smith, ele derrotou Stefanos Tsitsipas e Petros Tsitsipas por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo sucumbe sem repertório em campo e perde para o Grêmio pelo Brasileirão

A equipe são-paulina sucumbiu sem conseguir aproveitar o breve momento em que foi melhor

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO