Pular para o conteúdo
Esportes

Time de MS pode ter que pagar multa após jogador ser vítima de racismo por torcida

TJD-MS investiga ofensas racistas dirigidas a jogador do Corumbaense por torcedor do Águia Negra durante partida do Estadual Série A
Osvaldo Sato -
Fato ocorreu em Rio Brilhante, em jogo válida pela primeira fase do Sul-mato-grossense (Foto: Redes Sociais)

Mais um caso de injúria racial foi registrado nos campos de de , desta vez em uma partida do campeonato estadual da Série A. Segundo denúncia da Procuradoria da Justiça Desportiva de MS, o incidente ocorreu na partida entre Águia Negra e Corumbaense, válida pela primeira fase da competição.

Segundo a denúncia protocolada na sexta-feira (7) no TJD-MS, o fato aconteceu no dia 2 de março, em , e terminou com a vitória do Águia Negra por 3 a 2. O documento menciona que foram proferidas expressões injuriosas e ofensivas, como “escravo”, “preto” e ““, dirigidas a um jogador durante o seu aquecimento antes do jogo, sendo presenciadas e testemunhadas por um gandula.

Anteriormente, na última terça-feira (4), a mãe de um atleta denunciou injúrias raciais proferidas por um torcedor durante a partida entre Pantanal e Náutico, válida pelo torneio juvenil MS Cup. As palavras utilizadas incluíam “preto”, “macaco”, além de outros xingamentos de teor racista. Após o tumulto, a partida foi paralisada e a organização do torneio excluiu ambas as equipes da competição.

No caso ocorrido na partida da Série A, o processo segue no TJD-MS. O Esporte Clube Águia Negra foi citado para responder à denúncia, com base no artigo 213, inciso II, e no artigo 243-G, §§ 2º e 3º, todos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Esses artigos tratam de infrações relacionadas à “conduta discriminatória”, como o uso de insultos e expressões preconceituosas de qualquer natureza, envolvendo atos de discriminação racial, religiosa, de gênero, entre outras. Nos §§ 2º e 3º, são especificadas as punições para esse tipo de comportamento.

A Procuradoria pediu a aplicação de uma multa no valor de R$ 5 mil e a perda de um mando de campo na atual competição, na qual o Águia Negra segue vivo após eliminar o Dourados nas quartas de final, em decisão por pênaltis. Seu adversário na semifinal será o .

Com a denúncia, o julgamento estava marcado para o dia 10 de março, mas foi retirado de pauta para uma sessão posterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued