Pular para o conteúdo
Esportes

F1: Piastri supera Norris sem sustos e vence o GP da Bélgica

Líder do Mundial ultrapassou o britânico logo na primeira volta
Agência Estado -
Esta é a sexta vitória de Piastri na temporada. (Reprodução/Youtube)

A decepção visível no rosto de Oscar Piastri após largar atrás do companheiro de McLaren, Lando Norris, transformou-se em um largo sorriso depois da vitória sem sustos no GP da Bélgica – sua sexta na temporada -, neste domingo, no circuito de Spa-Francorchamps. O líder do Mundial ultrapassou o britânico logo na primeira volta, abriu larga vantagem e só administrou a distância sobre o principal concorrente ao título durante toda a prova.

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para 16 pontos – 266 contra 250 de Norris. Charles Leclerc, da Ferrari, levou a melhor na disputa com o tetracampeão Max Verstappen e completou o pódio. Quem se destacou, porém, foi Lewis , que largou em 18º e, após boa recuperação, recebeu a bandeirada em 7º lugar.

O novato Gabriel Bortoleto repetiu o bom desempenho do GP da Áustria e novamente alcançou a zona de pontuação – somou mais dois pontos com o nono lugar na Bélgica. O brasileiro havia largado em décimo lugar após quase ter sido eliminado no Q1 da classificação – avançou por causa de uma punição a Hamilton.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Após dois dias sem incidentes, o GP da Bélgica começou sob tensão, com chuva e prova suspensa por falta de visibilidade logo após a volta de apresentação – a Fórmula 3, que antecedia o evento principal na pista de Spa-Francorchamps, não foi sequer disputada por causa das más condições climáticas. Assim, a 13ª etapa da temporada começou com 1h20 de atraso, com os carros perfilados atrás do safety car.

Sem chuva, mas com pista molhada, a disputa efetivamente começou em movimento, a partir da quinta volta. Bastaram três curvas para Piastri ultrapassar Norris e assumir a liderança da prova, na única mudança em relação ao grid – Leclerc, Verstappen, Albon e Russell vinham na sequência. Gabriel Bortoleto manteve o décimo posto da largada, atrás de Lawson e à frente de Ocon.

Em um início de raras ultrapassagens, Hamilton, que havia largado em 18º lugar, em um “fim de semana para esquecer”, como havia dito no sábado, aproveitava a potência de sua Ferrari para atacar os adversários no fim do pelotão e ganhar posições – já ocupava o 13º posto na volta 10 das 44 totais.

Os pilotos passaram a frequentar os boxes a partir da 12ª volta para colocar pneus médios. Norris assumiu momentaneamente a liderança com a parada de Piastri, mas Verstappen, que atacava Leclerc pelo terceiro lugar, perdeu tempo no pit stop e deu fôlego ao piloto da Ferrari. No giro seguinte, o australiano da McLaren retomou a ponta.

A McLaren teve problemas para trocar os pneus de Norris e Piastri abriu 9s2 na liderança após 15 voltas. Hamilton e Hülkenberg foram beneficiados com as paradas antecipadas e passaram a ocupar, respectivamente, o sétimo e o nono postos – o alemão voltou à frente do companheiro de Sauber, Bortoleto, que continuava em décimo após a ida aos boxes.

Mais rápido, o brasileiro pediu passagem e Hülkenberg cedeu o nono lugar na 20ª volta a fim de atacar Lawson. Na metade da prova, Piastri tinha 8s2 de vantagem sobre Norris, que, por sua vez, vinha 7s8 à frente de Leclerc – Verstappen, Russell, Albon e Hamilton seguiam o trio.

Com a disputa concentrada no meio do pelotão, as posições no top 10 só mudaram na 34ª volta, a dez do fim, quando Hülkenberg trocou pneus e Gasly assumiu o décimo posto. Ele vinha 12s8 atrás de Bortoleto, que era mais lento que Lawson e se afastava do oitavo colocado – 3s1 atrás. Piastri liderava com 7s6 de vantagem sobre Norris.

A cinco voltas do fim, Norris se aproximou de Piastri, a 5s5, enquanto Verstappen voltou a pressionar Leclerc, 1s4 atrás, na briga pelo pódio, mas a dupla conseguiu administrar a posição até o fim. Distante tanto de Lawson, a sua frente, quanto de Gasly, Bortoleto chegou em nono lugar, festejando mais dois pontos na temporada de com a Sauber.

A volta no próximo fim de semana, no GP da Hungria, antes das férias de verão, entre 1 e 3 de agosto, no circuito de Hungaroring, na 14ª etapa da temporada. A corrida será no domingo, com largada prevista para as 10h (horário de ).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued