A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) apresentou nesta terça-feira (21), em coletiva realizada no Auditório Toyota Ramires, em Campo Grande, o Calendário Oficial da Temporada 2026. O evento, conduzido pelo presidente da FFMS, Estevão Petrallás, reuniu dirigentes, presidentes de clubes, autoridades e jornalistas para detalhar as principais novidades do futebol sul-mato-grossense para o próximo ano.
Entre os destaques, a Federação anunciou o aumento de vagas para as competições nacionais. A Copa do Brasil passa de duas para três vagas, destinadas a Operário, Ivinhema e Pantanal-SAF, que foi confirmado como terceiro colocado do Campeonato Estadual. A Série D e a Copa Verde terão duas vagas para times de MS, que ficam com Operário e Ivinhema, campeão e vice estadual.
“A grande novidade são as vagas nas competições nacionais. Esse é um momento histórico para o futebol sul-mato-grossense, com oportunidades para clubes, atletas e profissionais. Queremos que o futebol seja atividade o ano todo, gerando empregos e atraindo mais atenção da imprensa e do público, disse Petrallás”
A coletiva também trouxe informações sobre as melhorias nos estádios do estado. Atualmente, o único estádio em condições de receber jogos de forma plena é o Jacques da Luz, mas a FFMS tem projetos para ampliar a infraestrutura.
“Meu sonho é que, no futuro, tenhamos três praças de nível profissional. Estamos trabalhando no Jacques da Luz, avançaremos no Morenão e ainda teremos a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol, em março de 2026, com gramado oficial e sintético, próximo à UCDB”, contou.
O Morenão, principal estádio do estado, fechado desde julho de 2022, também deve ser reaberto em breve. Segundo Petrallás, visitas técnicas realizadas com o governador, representantes da Agesul e da Universidade Federal indicam avanços concretos no projeto de reforma.
“A reabertura do Morenão tem avanços concretos. Esperamos reabrir o estádio em dezembro ou, mais tardar, em janeiro, com capacidade para 10 a 12 mil pessoas”, avaliou.
O Estádio Pedro Pedrossian, o ‘Morenão’, pertence à UFMS, mas se encontra fechado em estado de abandono. Governo do Estado, Federação e parlamentares discutem com a Universidade as alternativas possíveis. Uma das propostas mais avançadas seria ‘repassar’ a administração do estádio para o Governo Estadual.

Calendário
Com o calendário estruturado, a FFMS planeja 12 meses de atividades, sendo pelo menos 10 deles com jogos. Petrallás destacou que o objetivo é garantir partidas durante o ano inteiro, desenvolvimento da base, incentivo ao futebol feminino e novas oportunidades profissionais.
“Hoje marca o lançamento da retomada do futebol em nosso estado. Queremos que todos, atletas, profissionais e imprensa, estejam envolvidos no cenário do futebol sul-mato-grossense”, disse.
Além das competições e melhorias nos estádios, a FFMS anunciou projetos estruturais, cursos da Academia FFMS e ações voltadas para a base e o futebol feminino, reforçando o compromisso com o crescimento do esporte em Mato Grosso do Sul.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.