Pular para o conteúdo
Esportes

Jon Jones se aposenta do UFC aos 37 anos com 12 defesas de cinturão e muitas polêmicas

Jones se aposenta como o atual campeão dos pesos pesados
Agência Estado -
Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC

O presidente do UFC, Dana White, anunciou neste sábado, durante uma coletiva de imprensa em Baku, no Azerbaijão, a aposentadoria do lutador norte-americano Jon Jones, de 37 anos, considerado um dos maiores nomes da história das artes marciais mistas (MMA). Jones foi campeão nas categorias meio-pesado e peso pesado da organização.

Jones se aposenta como o atual campeão dos pesos pesados. Sua última luta aconteceu em novembro de 2024, quando fez sua única defesa de cinturão na divisão e venceu o croata Stipe Miocic por nocaute técnico. No anúncio, Dana White aproveitou para oficializar o inglês Tom Aspinall como o novo campeão absoluto da categoria. Até então, Aspinall era o campeão interino e aguardava uma luta contra Jones, que vinha sendo adiada pelo americano.

“Jon Jones me ligou na noite passada e se aposentou. Jon Jones está oficialmente aposentado. Tom Aspinall é o campeão peso pesado do UFC”, declarou Dana White.

Jon Jones fez história ao se tornar o campeão mais jovem do UFC, aos 23 anos, após uma ascensão meteórica. Ele se destacou por sua versatilidade, combinando um jiu-jítsu afiado com excelente e wrestling.

Em 2011, conquistou o cinturão dos meio-pesados ao derrotar o brasileiro Maurício “Shogun” Rua e, a partir daí, dominou a categoria com 11 defesas de título. Entre suas vítimas estão nomes renomados como Quinton “Rampage” Jackson, Rashad Evans, os brasileiros Lyoto Machida e Vitor Belfort, além de Daniel Cormier, um de seus maiores rivais.

Natural de Rochester, Nova York, Jones deixa um legado impressionante: 16 vitórias em lutas válidas por título no UFC, 20 lutas invicto, nunca foi nocauteado e encerra a carreira com um cartel de 28 vitórias, uma derrota e um confronto sem resultado. Ele é o atleta que mais vezes defendeu cinturão no UFC, com 12 defesas, e também o que mais disputou combates por título, totalizando 17.

Sua única derrota foi contra Matt Hamill, na final do The Ultimate Fighter, em uma desqualificação polêmica por uso de cotoveladas ilegais no formato “12-6”, que na época eram proibidas pelas regras unificadas do MMA, que posteriormente acabou sendo liberado.

Fora do octógono, Jones acumulou polêmicas. A primeira ocorreu em 2015, quando se envolveu em um acidente automobilístico e teve o cinturão retirado após fugir do local sem prestar socorro às vítimas. Em 2016, foi suspenso pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) após testar positivo para duas substâncias proibidas, clomifeno e letrozol, e perdeu novamente o cinturão. Em 2017, voltou a ser flagrado, desta vez por uso de turinabol, um esteroide anabolizante.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued