Pular para o conteúdo
Esportes

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Nova treinadora chamou atenção por suas habilidades com desenvolvimento pessoal e coletivo durante os treinamentos em times no exterior
Agência Estado -
Jelena Todorovic, nova técnica do time de basquete Fortaleza. (Reprodução/Instagram)

Primeira mulher na história a dirigir uma equipe profissional no NBB, a sérvia-australiana Jelena Todorovic foi anunciada como treinadora do Fortaleza e vai comandar o time na temporada 2025/2026. Sua contratação marca um novo capítulo na história do basquete nacional. Aos 31 anos, ela vai se tornar a segunda técnica mais jovem ao longo da competição. Gustavo Conti, 30 anos, responsável pelo Paulistano, é o mais novo comandante em ação entre os clubes que disputam o torneio.

Em suas redes sociais, Jelena comentou sobre o desafio de trabalhar no Brasil e disse estar preparada para a missão de fazer um grande trabalho à frente do comando técnico da equipe cearense.

“Estou aqui não apenas como treinadora, mas como representante da minha família, do meu povo e do meu país. Estou totalmente comprometida a deixar uma marca significativa e duradoura no basquete brasileiro. Uma marca que vai além das vitórias e derrotas e alcance o coração da comunidade”, diz texto da postagem.

Nascida na Sérvia, mas com cidadania australiana, Jelena foi uma aposta da diretoria. A sua contratação se baseou no seu conhecimento técnico e também em sua trajetória.

“Jelena é uma profissional com vasta e qualificada internacional, detém um conhecimento muito profundo sobre o jogo e possui conexões valiosas nos quatro cantos do mundo com diferentes tipos de profissionais do mercado do basquetebol. Essas qualidades, quando somadas à sua ética profissional, paixão e identificação pessoal que ela desenvolveu pelo Brasil, podem e irão nos ajudar muito com o desenvolvimento do Fortaleza Basquete Cearense”, disse a presidente Thális Braga.

Além da bagagem internacional, sua metodologia também foi destacada pela mandatária. “Um aspecto do trabalho que nos chamou atenção é a habilidade que ela possui com metodologias de Player Development, ou seja, a capacidade para desenvolver de forma individual, tática e tecnicamente os atletas, especialmente os mais jovens. Isso é algo que será muito importante para o perfil do elenco e filosofia de trabalho que estamos planejando para essa temporada”.

A carreira de Jelena começou em 2008, como jogadora do Estrela Vermelha, da Sérvia, onde atuou até 2011. Pouco depois, deu início à sua transição para as quadras como treinadora. Entre 2011 e 2013, trabalhou nas categorias de base do mesmo clube. Em seguida, mudou-se para a , onde consolidou sua trajetória como assistente técnica em diversas equipes, até 2022.

A partir daí, seu histórico internacional ganhou ainda mais relevância: foi assistente técnica da seleção sérvia em 2022, passou pela comissão da seleção grega no ano seguinte e, mais recentemente, fez parte do estafe da seleção espanhola durante a temporada de 2024.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians