Vingança. Esse é o sentimento que irá motivar a equipe do Sesi Vôlei Bauru na Supercopa de Vôlei, que ocorre em Campo Grande, no dia 18 de outubro, na modalidade feminina.
Isso porque o clube terá como adversário o Osasco São Cristóvão Saúde, o “vilão” das finais da Superliga e Copa Brasil na temporada passada. Nas duas competições, o Sesi Bauru foi derrotado pelo Osasco, e perdeu os dois títulos nas finais.
Agora, o time da cidade de Bauru entrará em quadra “com sangue nos olhos” para aproveitar a oportunidade de se vingar do rival e se sagrar campeão da Supercopa pela segunda vez.
Mas, você conhece a história do Sesi Bauru? Nesta matéria, o Jornal Midiamax te conta tudo sobre o clube que estará em Campo Grande no próximo dia 18.
Fundação e mudanças de nome
O clube do Sesi Vôlei Bauru foi fundado em 2005, na cidade de Bauru (SP), mas só passou a utilizar esse nome na temporada 2018/19, quando firmou parceria com o SESI-SP. A equipe surgiu como Luso/IESB, e disputava apenas competições amadoras nos primeiros anos.
A profissionalização ocorreu em 2009, com a filiação à Federação Paulista de Voleibol, quando o time passava por um período de títulos da Segunda Divisão dos Jogos Abertos do Interior. Na oportunidade, foi tetracampeão do torneio, de 2008 a 2011.
Em 2012, venceu também a primeira divisão da competição, e no ano seguinte, conquistou o Campeonato Paulista da 1ª Divisão. Assim, nomeada na época como Luso/Preve/Concilig, o time obteve o acesso para a elite do voleibol paulista, a Divisão Especial.
Grandes conquistas
Em 2015, o Concilig/Bauru conquistou a Superliga B pela primeira vez e pôde participar da elite do voleibol nacional. Na primeira temporada na Superliga A, a equipe ficou na 10ª posição. Porém, seu primeiro grande título estava mais perto do que nunca, e foi justamente contra o Osasco. O Bauru venceu a Copa São Paulo de Vôlei, após bater o rival, de virada, por 3 sets a 2.
A equipe venceu seu primeiro título de forma invicta em 2018, o Campeonato Paulista, também em cima do Osasco. Mas, a grande conquista ainda estaria por vir. Na disputa da Copa Brasil, em 2022, o Sesi Bauru superou: o Sesc Rio/Flamengo, nas quartas de final, por 3 sets a 1; o Praia Clube, na semifinal, por 3 a 0, e o Minas, na decisão, também por 3 a 0. Assim, além da taça, se classificou para o Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2022, no qual terminou na terceira posição.
E, no mesmo ano, o time também venceu a Supercopa – a mesma que disputará em Campo Grande contra o Osasco. Na decisão, venceu o Minas, por 3 sets a 1, sendo esse seu segundo título nacional.
Agora, na temporada 2024/25, o Bauru conseguiu sua melhor colocação na Superliga A: o vice-campeonato, contra o Osasco. A equipe também amargou a derrota na Copa Brasil, por 3 sets a 1, contra o rival osasquense. Porém, foi exatamente esse vice-campeonato que classificou o time à Supercopa deste ano, já que a vaga é destinada ao segundo colocado, quando a Superliga e a Copa Brasil são vencidas por um mesmo time.
Cores, mascote, ginásio
O Sesi Vôlei Bauru tem como cores principais o vermelho, o preto e o branco, estampados tanto em seu símbolo, como em seus uniformes de jogo.
A equipe manda suas partidas no Ginásio Poliesportivo Paulo Skaf, em Bauru, com capacidade de cerca de 5 mil espectadores. O local foi construído recentemente, inaugurado em 2021, mas apenas a partir do primeiro semestre de 2022 que o clube passou a usar o ginásio como casa. Aliás, foi lá que o Bauru derrotou o Minas e conquistou justamente sua primeira e única taça da Supercopa, em 2022.
Além disso, o mascote utilizado pelo clube é a suçuarana, conhecida também como onça-parda ou puma, animal nativo das Américas.
Elenco
O plantel do time para a temporada 2025/26 possui 15 atletas, e conta com três reforços. A equipe também possui duas estrangeiras: a venezuelana Roslandy Acosta e a estadunidense Nia Reed. Confira o elenco completo:
- Ponteiras: Roslandy Acosta, Talia Costa, Isabella Rocha, Giovanna Rodrigues e Kasiely Clemente;
- Centrais: Diana Duarte, Thays Oliveira, e Mayany Araújo;
- Opostas: Bruna Moraes e Nia Reed;
- Líberos: Léia da Silva e Keyt Alves;
- Levantadoras: Dani Lins, Cláudia Bueno e Amanda Mutuano;
- Técnico: Henrique Modenesi
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!