A Supercopa de Vôlei 2025 será realizada em Campo Grande nos dias 18 e 19 de outubro, no Ginásio Guanandizão, e a escolha da cidade como sede não foi por acaso. Nos últimos anos, a capital sul-mato-grossense vem registrando grande adesão de público em eventos de vôlei profissional, registrando os maiores públicos em esportes locais.
Sempre que partidas profissionais de vôlei chegam à cidade, as arquibancadas respondem. Em 7 de dezembro de 2024, o duelo da Superliga Masculina entre Vôlei Renata e Vedacit Guarulhos lotou o Ginásio Guanandizão, com cerca de 5 mil torcedores presentes.
Já em 23 de março de 2025, outro confronto da Superliga, desta vez entre Suzano-SP e Sada Cruzeiro-MG, atraiu cerca de 4 mil torcedores ao mesmo ginásio.
Os números superam com folga a média das competições locais de futebol profissional e comprovam o interesse crescente do público campo-grandense pelo voleibol.

Público maior que futebol
Em comparação, na partida final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2025, entre os times Operário e Ivinhema, estiveram presentes 2.261 torcedores no Estádio Jacques da Luz. Em 2024, na mesma fase da competição, Operário e Dourados reuniram 2.531 torcedores, e, em 2023, Operário e Costa Rica registraram apenas 1.928 pessoas no mesmo estádio.
Esse cenário contrasta com o passado. Em 2010, por exemplo, a final do Estadual entre Comercial e Cene, disputada no Estádio Morenão quando ainda estava aberto, reuniu 13 mil torcedores. Com o fechamento do estádio, o futebol perdeu presença de público na capital.
Em Campo Grande, os demais esportes costumam ser praticados de forma amadora, com eventos voltados mais para atletas e familiares, sem bilheteria e com limitada capacidade de mobilização. Além do futebol, alguns eventos de lutas, como boxe e MMA ainda conseguem cobrar entradas e arrecadar com bilheteria.
Federação elogia público
Para o presidente da FVMS (Federação de Vôlei de Mato Grosso do Sul), Gabriel Braite, o comportamento do público tem sido determinante para que Campo Grande passe a receber eventos esportivos nacionais.
“O público sul-mato-grossense e, consequentemente, o campo-grandense já demonstrou o seu poderio e interesse pelo esporte em geral, assim como absoluta simpatia pelo voleibol. A garantia de público e ginásio lotado é pela qualidade, organização e beleza do espetáculo proporcionado pelos atletas de alto nível que essas competições nos trazem”, disse.
Para o presidente da FVMS, “Campo Grande já está na rota e no calendário de grandes e excelentes eventos porque além de receber de braços abertos, tem um conjunto de profissionais, como imprensa, governantes, empresários e pessoas que dão sustentação total para sempre estarmos prontos a fazer a diferença”, destacou.
Além dos números de público e apoio, o clima dos jogos é repetidamente elogiado pelas equipes visitantes. Em dezembro de 2024, o levantador Sandro, então jogador do Vedacit Guarulhos e com passagens pela Seleção Brasileira, destacou a importância de levar a elite do vôlei para outras praças.
“É muito importante para nós, como atletas e também como equipe, jogarmos em palcos diferentes, proporcionar isso para a população de Campo Grande, e espero que todos os presentes apreciem o jogo”, disse.
Chamado das estrelas
Jogadores de renome nacional e internacional reconhecem a atmosfera criada pela torcida na capital. O campeão olímpico Wallace, destaque do Sada Cruzeiro e figura importante da Seleção Brasileira na última década, reforçou nas redes sociais o convite para a Supercopa.
“Venho convidar vocês para a final da Supercopa no dia 19 em Campo Grande. Venha torcer pela gente, vamos mais uma vez lotar esse ginásio, conto com a torcida de vocês!”, disse Wallace.
No feminino, a levantadora Camila Brait, ídolo histórico do Osasco, também gravou mensagem especial para os torcedores de Mato Grosso do Sul. O vídeo foi divulgado na conta oficial do evento [@supercopanoms]
“Vim convidar todo mundo para assistir nosso jogo na Supercopa, Osasco São Cristóvão Saúde contra o Sesi Bauru, no próximo dia 18, lá no Ginásio Guanandizão. Os ingressos estão acabando e conto com a torcida de vocês!”, disse.
O que é a Supercopa
Criada em 2015, a Supercopa de Vôlei é uma disputa em jogo único que reúne os campeões da Superliga Série A e da Copa Brasil. Quando uma mesma equipe conquista os dois títulos, o vice-campeão da Copa do Brasil se classifica automaticamente.
No masculino, o Sada Cruzeiro é o maior campeão, com seis títulos, seguido pelo Taubaté, com duas conquistas, e SESI-SP e Vôlei São José, com um título cada.
No feminino, Praia Clube lidera com quatro títulos, seguido pelo Rio de Janeiro com três, Minas Tênis Clube com dois e SESI-Bauru com um.
Estrelas em quadra
A edição 2025 da Supercopa reunirá em Campo Grande algumas das maiores estrelas da modalidade na atualidade.
Entre as atrações femininas, o Osasco trará atletas como Gray, Tifanny, Maira, Caitie Baird, Valquíria, Mayhara e Camila Brait. Já o SESI-Bauru contará com Dani Lins, Diana, Acosta, Kasiely, Mayany, Bruna Moraes e a líbero Léia.
No masculino, o Sada Cruzeiro retorna a Campo Grande com nomes como Wallace, Douglas Souza, Lucão, Otávio, Rodriguinho e Matheus Brasília. O Itambé Minas estará presente com jogadores como Orlando, Abouba, Léo Lukas, Djalma Jr., Michel e Rogerinho.
Dentre todos, quem mais pode se sentir ‘em casa’ é o Sada Cruzeiro, pois será a terceira vez que a equipe mineira joga na cidade, após partidas em 2020 (também pela Supercopa) e em março de 2025 (pela Superliga).
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)