Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Danças típicas e muita festa celebram a cultura boliviana em Campo Grande

Serão vários ritmos apresentados ao público 
Arquivo -

Serão vários ritmos apresentados ao público

Após um semana de exibição de filmes e debates sobre o cinema boliviano, são as danças típicas que ditam o ritmo dos festejos pela independência do país, nesta sexta-feira (21. Os grupos Masis-Brasil e T’ikay apresentarão vários ritmos e danças típicas da região.

As apresentações serão às 19 horas no MIS (Museu da Imagem e do Som) que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Confira algumas das danças apresentadas:

Cueca – uma família de estilos musicais e danças a estes associadas típica da , Chile e . A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem e está presente no oeste da América do Sul desde a Bolívia até a Argentina e a Colômbia, tendo suas variações de acordo com a região e a época.

Huayño – É reconhecida como a dança mais representativa dos Andes. Historiadores acreditam que nas suas origens possa ter sido uma dança funerária, hoje se caracteriza como uma dança muito festiva. Atualmente difundidos no norte argentino, e Bolivia.

Tobas – Dança que representa a cultura dos povos indígenas do sudeste e oriente boliviano, em suas coreografias demonstram a beleza e fortaleza com poderosos saltos acrobáticos que simbolizam a força destas tribos.

Danza del Arete Guasu – Apresentamos esta dança que se chama Rosita Pochi, originária da cultura dos Ava Guarani, povos indígenas bolivianos, entoada e dançada em celebrações importantes como na festa da boa colheita. O nome significa tempo verdadeiro.

Saya Afroboliviana – Dança típica dos povos afros bolivianos que habitam a região dos Yungas em La Paz. É uma expressão cultural do povo negro que vive na Bolívia, remanescentes dos escravos trazidos pelos colonizadores na época da mineração.

Morenada – Nasceu através do uso de escravos negros na cidade de Potosí, na Bolívia. Na época colonial representa, com sua roupa ricamente adornada e pesando cerca de 25 quilos, a opulência de seus amos e também o alto preço que valiam. Destaca-se “El Rey Moreno” com sua máscara, coroa e abundante pedraria enfeitando seu traje representando a monarquia dos países de onde vinham os escravos. As matracas e os passos característicos de sua dança representam os sons das correntes que prendiam os escravos pelas pernas e as pesadas carroças que tinham que levar.

Caporales – Dança folclórica representada ao publico pela primeira vez em 1969. Sua origem se dá pelo Caporal, que em muitos casos era o mestiço ou mulato capataz escravo de negros.

Tinku – Dança da região andina da Bolívia. Tinku significa o grande encontro das comunidades, resultavam em lutas corporais e que o sangue derramado era ofertado a Pachamama (mãe terra).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Brasil registrou 1,7 milhão de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos de serviços

Dados fazem parte do módulo “Trabalho por meio de plataformas digitais 2024” da PNAD Contínua

Sérgio Cruz - O dia na história

1948 – Crime em família abala Corumbá

Irmãos homicidas foram inocentados

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ao Mestre, com carinho…

Sem interessados, reforma de Pasta ficou para depois

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro