Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com vídeos, palestras e debates, Semana Estadual dos Povos Indígenas começa hoje

Evento segue até o dia 29
Arquivo -

Evento segue até o dia 29

Tem início neste segunda-feira (25), logo menos, às 19h, a Semana Estadual dos Povos Indígenas, que será realizada em paralelo com o I Fórum de mulheres indígenas de Mato Grosso do Sul. Com programação que segue até o dia 29 de abril, em diferentes unidades da (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), os eventos celebram os valores e discutem a garantia de direitos dos povos indígenas por meio de apresentações culturais, mostra de cinema e minicursos.

As ações acontecem por meio das parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio, da Secretaria de Estado de Governo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

A abertura, na noite de hoje, acontece na Morada dos Baís e contará com a exibição do filme documentário Ava Marandu, que registra mais que as ações desenvolvidas pelo Projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam, realizado de janeiro a junho de 2010 em Mato Grosso do Sul. Apresenta os Guarani falando da realidade em que vivem e expressando sentimentos diante do contato com as possibilidades do audiovisual e da fotografia no contexto da memória, da luta e da resistência à tentativa de extinção.

Logo após a exibição será realizada uma palestra do professor Casé Angatu (Xukuru Tupinambá), morador do Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de , Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e historiador formado pela Universidade Estadual Paulista. É professor efetivo na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia. É autor dos livros: Nem Tudo Era Italiano; Pobreza na Virada do Século XIX-XX (Annablume/Fapesp. 2006 – 3a. Edição) e Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/Sinpro. 2006).

Confira abaixo a programação completa:

25/04 – Morada dos Baís

19h – Abertura Oficial.

Cinema a Céu Aberto – Documentário “Ava Marandu” – realizado de janeiro a junho de 2010 em MS, que traz os guarani falando da realidade em que vivem e expressando sentimentos diante do contato com as possibilidades do audiovisual e da fotografia no contexto da memória, da luta e da resistência a tentativa de extinção. Mediação de indígenas e Profº Casé Angatu (Tupinambá) – Indígena e morador no Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo-FAUUSP. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos Livros: Nem Tudo Era Italiano.São Paulo e Pobreza na Virada do Século XIX-XX (Annablume/Fapesp. 2006 – 3a. Edição) e Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/Sinpro. 2006).

 

 

26/04 – Parque das Nações Indígenas

8h – Ritual com os representantes das etnias (dança e rezadores) e inauguração dos bustos, do artista Paulo Parlagreco,  de Marçal de Souza e Marta Guarani no Parque das Nações Indígenas;

9h – Cortejo e visita mediada até o Museu das Culturas Dom Bosco.

26/04 – Museu de Imagem e Som (MIS)

13h30 – Abertura da Exposição Fotográfica “Kuña Porã: matriarcas Kaiowá e Guarani” – Fabiana Fernandes

Curso: História e Culturas Indígenas: troca de saberes, abordagens, pesquisas e possibilidades em educação com Prof. Carlos Casé, (Tupinambá).

19h30 – Exibição do vídeo “ Flor Brilhante e as cicatrizes na pedra” e “A procura de Marçal”, no Museu da Imagem e do Som, (MIS)

27/04 – Museu de Imagem e Som (MIS)

8h às 16 h – Manhã e tarde continuação do curso História e Culturas Indígenas: troca de saberes, abordagens, pesquisas e possibilidades em educação com Prof. Carlos Casé, (Tupinambá).

19h30 – Exibição dos vídeos :  “ A nação que não esperou por Deus”
Local: Museu da Imagem e do Som.

28/04 – Teatro Aracy Balabanian

ABERTURA DO I FÓRUM DE MULHERES INDÍGENAS E ENCONTRO COM CACIQUES

08 h – Inscrição / Credenciamento

9h – Apresentação Cultural: Dança Siputrena – Mulheres da TI Taunay/Ipegue e Fanfarra da Escola Indígena Tekorá Guarani – TI/Aldeia Porto Lindo Município de Japorã;

9:30h – Hino Nacional Brasileiro cantado no Idioma Terena Artista Indígena Eliseu Lili (Terena).

10h – Pronunciamento de Autoridades

13h30 – Palestra – “Lei Maria da Penha”. Drª Ana Lara de Castro; Titular das 48ª Promotoria de Justiça da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Mediadora: Mirna Greff Lili – (Terena), é Aspirante a Oficial da Policia Militar MS, Serve no 7ª Batalhão da Policia Militar com sede em .

29/04 –

8h30 – Palestra – “Mulheres Indígenas: Família, Educação e Saúde”; Profª Drª Sonia Grubits – Pesquisadora, Psicóloga e professora titular da graduação e Programa de Doutorado e Mestrado Pós Graduação em Psicologia da UCDB

10h – Palestra – “Inserção da Mulher Indígena na política”. Vice Governadora Prof Rose Modesto. Mediadora: Daiane Vilharva – Guarani Ñadeva, vereadora no município de Japorã MS.

13h30 – Palestra – “Mulher Indígena e a Globalização”; Mestre em Antropologia Lindomar Lili Sebastião, Doutoranda em Antropologia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP). Mediadora: Profª Terena Elinéia Luiz Paes Jordão

25/4 a 06/5 – Saguão do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559)

7h30  às 17h30h – Exposição de pinturas e fotografias -Terra de  índio do Coletivo Terra Vermelha.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e idoso sofre queimaduras em Campo Grande

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

mae de eliza samudio perfil bruninho

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Sonora corrige erro e valor de ata de R$ 106 milhões é reduzido

Executivo aderiu uma parte que soma R$ 2,2 milhões da ata do CIM-Jequitinhonha

Mundo

Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas diante de tensão entre Petro e Trump

Presidente da Colômbia afirmou que Trump foi grosseiro com o país nas últimas publicações em redes sociais sobre a Colômbia

Polícia

Identificado homem executado no estacionamento de shopping em Pedro Juan Caballero

Vítima fatal é o brasileiro Jonathan Medeiros da Fonseca, brasileiro de 31 anos. Motorista do carro também foi atingido, mas conseguiu fugir

Mundo

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Trump afirmou que deve manter a porcentagem das tarifas contra o país