Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Inauguração de estátua encerra polêmica e celebra 101 anos de Manoel de Barros

Interativa, obra assinada por Ique é reprodução em tamanho real do poeta
Arquivo -

Interativa, obra assinada por Ique é reprodução em tamanho real do poeta

Bem no dia em que o poeta completaria 101 anos, chega definitivamente ao fim a polêmica sobre a destinação da estátua que celebra seu centenário. Localizada no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, a estátua é uma reprodução em tamanho real do poeta, assinada pelo artista campo-grandense Ique Woitschach.

A polêmica em torno da obra, no caso, refere-se a sua destinação, inicialmente prevista para ficar em outro trecho da avenida, em frente ao Hotel de Trânsito Militar. Porém, o MPE (Ministério Público Estadual) recomendou e ordenou que a obra não fosse fixada no local, devido ao impacto ambiental em bens tombados nas imediações. Iniciou-se aí uma celeuma, na qual foi necessária até intervenção judicial a fim de resolver o imbróglio.

A solução foi anunciada no dia 27 de setembro, após conversa entre Ique e o juiz de Direito David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , na qual houve concenso pela instalação da obra no espaço atual, readaptando a proposta inicial da obra.

Inauguração de estátua encerra polêmica e celebra 101 anos de Manoel de Barros

Pesando 400 kg, feita de bronze, e com custo de R$ 700 mil (contando com a revitalização do espaço a seu redor)

“Essa estátua respeita um desejo de Manoel de Barros, que todo dia vai assistir ao por do sol”, destaca o artista, que também comemora o fim da polêmica. “Eu adoraria ter feito esta homenagem ao poeta ainda em vida, mas esse espaço também atende à proposta e ele está em contato com as árvores e com as pessoas”, completa. “Ela era minha, mas agora é uma obra da população, que vai poder interagir com ela”, finaliza.

Pode sentar

Sim, a obra é interativa e quem estiver passando pelo canteiro central poderá sentar e ‘bater um papo’ com o poeta, assim como fizeram o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PMDB), e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante a inauguração.

“Manoel de Barros tem um grande significado para Mato Grosso do Sul, por ser um artista tão respeitado em todo o mundo. Quem não gostaria de ter no seu quintal uma obra como essa? E aqui é o quintal do povo”, apontou Azambuja. “Um país é edificado por homens e livros e Manoel conseguiu ser essas duas coisas. Com esta obra, Manoel de Barros ficará para a eternidade. Cabe agora à sociedade preservá-la e não destrui-la”, acrescenta Trad.

A obra ficou guardada enquanto sua destinação era discutida (Arquivo Midiamax)

Ocupação dos espaços

Durante a inauguração, o titular da SECC (Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania), Atahyde Nery, destacou que a instalação de obras como a de Ique em espaços públicos tem impacto maior do que simplesmente a decoração ou homenagem e também desempenham uma função social pela ocupação de espaçois públicos.

“Manoel tinha esse desejo de virar árvore, e agora ele fica ao lado de uma árvore centenária como ele, que é tombada. As pessoas vão poder interagir com a estátua e esta será uma forma de ocupar esse espaço público e assim espantar a violência. É como se a poesia estivesse combatendo a violência”, aponta o secretário.

A titular da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Nilde Brum, destacou que a instalação da estátua ajudará a difundir a obra escrita de Manoel de Barros entre os jovens, além de ser uma forma de reconhecer, no imaginário dos campo-grandenses, a figura do poeta. “Quem vem de fora também vai se deparar com nosso poeta, com nosso ícone, e verá que valorizamos a prata da casa”, destaca.

Representando a família do poeta, Maysa Andrade Leite Barros, nora de Manoel de Barros, revelou gratidão pela homenagem. “Retrataram o sofá que ele dizia que era o buraco dele, o cantinho, onde ele gostava de receber as pessoas. Com câmera e imprensa ele era arredio, mas gostava de receber as pessoas. Agora ele recebe todo mundo”, aponta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Últimas Notícias

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo