Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Pole Dance também é esporte e Mato Grosso do Sul já tem título!

No último sábado, 28, Mato Grosso do Sul foi representado pelas atletas Kris Corrêa e Lyanne Mello em Minas Gerais no I Campeonato Poços de Caldas de Pole Dance. O evento reuniu atletas de todo o país em 9 categorias. Entre os benefícios estão a melhora da coordenação motora e da consciência corporal.
Arquivo -

Conhecido por ser uma atividade sensual, nem todo mundo sabe que o Pole Dance é um esporte fitness. Os movimentos entorno da barra que tanto já apimentaram cenas de filmes do mundo todo, agora são modalidade esportiva e ajudam a modelar o corpo. A prática não é só física já que é necessária concentração total. Entre os benefícios estão a melhora da coordenação motora e da consciência corporal.

No último sábado, 28, foi representado pelas atletas Kris Corrêa e Lyanne Mello em Minas Gerais no I Campeonato Poços de Caldas de Pole Dance. O evento reuniu atletas de todo o país em 9 categorias que iam do infantil ao profissional, passando por amadores e iniciantes e nas categorias masculino e feminino.

As profissionais, sócias-proprietárias do Pole Lab Studio, atuam há mais de 3 anos ensinando a prática esportiva no estado, oferecendo aulas – para homens e mulheres – das modalidades Fitness e Exotic e cursos de formação para quem deseja atuar na área. Para Kris Corrêa, ganhadora do terceiro lugar na categoria Feminino Profissional e novata nas competições, participar prova o potencial do desenvolvimento regional do esporte. Kris relatou, em entrevista cedida à redação do MidiaMAIS que ir à competição a fez perceber que o esporte na Capital tem o nível parecido com o nacional e isso tornou a experiência ainda mais gratificante.

Pole Fitness é competição esportiva
(Foto: Rudolph Lomax)

“Foi um momento único que nos permitiu entrar em contato com muitas pessoas desse segmento que nós admiramos e que são tão apaixonadas pelo pole dance quanto nós. Mostrar o meu trabalho e receber esse prêmio foi muito importante para a mim como pole dancer, mas mais ainda para o estado porque prova que nós temos potencial para crescer nessa área”, explica Kris.

A vice-campeã da categoria Feminino Profissional, Lyanne Mello, coreografou a música “O Rastro da Lua Cheia” de Almir Sater com o intuito de levar a cultura local para a competição. “Levei um pouco da nossa região para o campeonato que tinham pessoas do país todo, pra unir uma coisa regional com uma prática esportiva que ainda é um tabu. Eu queria quebrar barreiras com relação a isso e consegui. Ganhar um título com essa apresentação foi uma experiência muito emocionante”, conta Lyanne.

O evento filiado à Confederação Brasileira de Pole Dance contou com a presença de profissionais nacionais e internacionais renomados, incluindo o brasileiro Guilherme Ambrósio e a russa Eva Bembo. Ao todo, foram mais de 50 apresentações, incluindo participações especiais de convidados.

Pole Dance como Esporte

Kris Côrrea contou à redação do MidiaMAIS que a preparação física para a competição é a mesma de um atleta de outra modalidade tradicional. Ela, e Lyanne, treinam de 2h à 4h e, 3 meses antes das competições, a intensidade dos treinos aumenta podem chegar a 5 vezes na semana. A mudança para uma alimentação mais saudável ajuda na perda de peso para tornar as posições mais fáceis de serem executadas. Não só é necessária a força para se manter no pole, também é importante ter flexibilidade.

As competições têm molde parecido com os da ginástica artística. Há figuras e posições fechadas e pré-determinadas que podem ser mescladas com apresentação com música e coreografias. Os competidores são analisados por um , que os avalia de acordo com a série. Apesar do clima competitivo, os jurados tendem a ser menos rigorosos do que em outros esportes dando maior abertura para a criatividade, segundo Kris.

ainda não tem uma federação para dar suporte aos atletas. “As pessoas conhecem mais a vertente sensual, o exotic pole, que usa a barra como um acessório de sedução, mas há também o pole fitness”, ressalta Kris. Segundo ela, uma federação poderá trazer mais atletas influentes para competirem pelo estado e também tornar a modalidade mais conhecida. “É uma paixão muito grande, como um vício. Quem consegue se envolver com esse esporte, acaba se apaixonando também”, disse.

Confira alguns dos vídeos da competição:

 

 

 

Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS?
Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga o MidiaMAIS no Instagram @midia_mais_

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas