Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Espetáculo “Jaity Muro” discute a dualidade da mulher no espaço urbano e na reserva indígena

O Sesc Cultura de Campo Grande recebe nos próximos dias 23 e 24 de outubro, às 20 horas, o espetáculo “Jaity Muro”, um trabalho cênico que transita entre as linguagens do teatro e da performance. A peça explora os lugares de fala de uma mulher que vive no espaço urbano douradense e de uma mulher […]
Arquivo -

O Sesc Cultura de recebe nos próximos dias 23 e 24 de outubro, às 20 horas, o espetáculo “Jaity Muro”, um trabalho cênico que transita entre as linguagens do teatro e da performance. A peça explora os lugares de fala de uma mulher que vive no espaço urbano douradense e de uma mulher que vive na Reserva , acreditando na premissa feminista de que “o pessoal é político”.

O termo Jaity, na língua kaiowá, significa “derrubamos” ou “derrubemos”, na peça, o muro surge como um elemento que remete a sentimentos de medo e solidão, mas também como espaço de fronteira, de troca e de encontro. A ideia é desconstruir separações binárias entre dois modos de ser mulher na cidade, mas também dar visibilidade a muros concretos e simbólicos que permeiam o espaço social atual.

A dramaturgia parte da experiência pessoal das artistas Kuña Poty Rajegua (Rossandra Cabreira) e Júnia Pereira com a cidade de e foi criada a partir de experimentações com objetos, sons, imagens, rituais, ações que nascem de vivências com a cidade em sua dualidade aldeia/espaço urbano. A direção é de Karla Neves, com cenografia e iluminação de Gil Esper, e trilha sonora de Igor Schiavo. Entre os responsáveis pelos vídeos, além das protagonistas, estão Juvenal Hermes da Silva e Rafael de Abreu.

Cia. Orendive

O grupo Orendive surgiu em 2017 a partir da montagem do trabalho Jaity Muro. Na língua kaiowá, o termo orendive pode ser traduzido por “nós juntos” ou “conosco”. Formado por Júnia Pereira, Karla Neves e Rossandra Cabreira, o grupo nasce de pesquisa desenvolvida no contexto do curso de Artes Cênicas da e tem como proposta a criação intercultural, envolvendo pessoas indígenas e não indígenas. Também são referências para o trabalho do grupo o teatro performativo, as ações de convívio e os teatros do real.

Serviço

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e da Central de relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30. Acompanhe a programação no site sesc.ms

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas