Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ladies of the Road: mulheres motociclistas de MS participam de evento mundial

O grupo de mulheres motociclistas Ladies of the Road buscar quebrar esse último ponto preconceituoso com base na representatividade feminina no movimento
Arquivo -

Qual a imagem que vem à cabeça quando se fala em motociclismo? Grandes motos, adrenalina, jaquetas e, na maioria, homens pilotos. O grupo de mulheres motociclistas Ladies of the Road buscar quebrar esse último ponto preconceituoso com base na representatividade feminina no movimento.

Pela primeira vez, o revezamento Women Riders World Relay (WRWR) chega a Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (12). No estado, o grupo é formado por 17 mulheres e receberá o bastão símbolo do percurso, considerado um dos maiores movimentos para disseminar e incentivar o motociclismo feminino mundial.

O bastão é transportado exclusivamente pelas “guardiãs”, como são chamadas as responsáveis pela condução entre fronteiras da rota internacional. Segundo a líder representante das guardiãs nas atividades do estado, Graziela de Oliveira Bernardo, o movimento visa chamar a atenção das indústrias sobre o aumento do mercado global feminino dentro do motociclismo.

Ladies of the Road: grupo de mulheres motociclistas de MS participa de revezamento mundial
(Arquivo Pessoal)

“Ao mesmo tempo que temos muitas mulheres querendo pilotar, comprando suas motos e alcançando a independência, temos nos deparado com restrições de equipamentos de seguranças, modelos de moto e acessórios. A indústria é mais voltada para o mercado masculino. Ainda tem muito o que mudar”, afirma Graziela ao Jornal Midiamax.

As próprias motociclistas se inscreveram para fortalecer o movimento, fizeram uma bandeira e receberam apoio de grupos femininos da Inglaterra, além da organização do grupo para o revezamento desde abril de 2019. Um dos principais propósitos é divulgar o valor da mulher e inspirar outras aspirantes a motociclistas.

A líder das guardiãs reiterou em entrevista ao Jornal Midiamax sobre as ações das motoqueiras e as participações do grupo em eventos sociais solidários. “Nosso grupo foi fundado em São Paulo e hoje conta mais de 600 integrantes. Nós temos um calendário anual de atividades nacionais e locais. Dentro dessas atividades estão viagens, ações sociais em campanhas de arrecadação de brinquedos, roupas, agasalhos, fraldas”, ressalta.

Movimento Mundial

Ladies of the Road: grupo de mulheres motociclistas de MS participa de revezamento mundial
(Arquivo Pessoal)

O WRWR foi idealizado por Haley Bell, inglesa que quis criar uma irmandade global de mulheres com paixão pelas duas rodas. A ação vem inspirando pilotas mundo afora, e não seria diferente em Mato Grosso do Sul. Para participar do percurso, as guardiãs se inscreveram previamente no site do movimento, passando a integrar a rede mundial pelo desporto motorizado.

“A cada dia nos deparamos com um número crescente de mulheres querendo pilotar, nos últimos cinco anos o público feminino atingiu 50% do número de procura por habilitação. E a aquisição de motocicletas por mulheres também cresceu. No estado, há vários ‘motoclubes’ integrados exclusivamente por pilotas, como é o exemplo das Ladies of The Road (grupo com maior número de guardiãs), Divas, Luluzinhas, Marruás, Maravilhas do Asfalto, Minervas e Águia Real, Perpétuas e Bruxas Red. Seja por hobby, viagens ou para o uso diário vemos cada vez mais mulheres nas ruas e estradas do estado”, destaca Graziela.

O público interessado em conhecer o grupo sul-mato-grossense e demonstrar apoio ao movimento poderá participar da sessão de fotos em . A “pausa” no revezamento ocorre na Praça das Araras, entre 15h e 17h da sexta-feira (13).

Aventura no Brasil

Em MS, o objeto será entregue às motociclistas em , na fronteira com o Paraguai. O grupo sul-mato-grossense conduzirá o bastão para Campo Grande, chegando nesta sexta-feira (13), e depois o destino é Chapadão do Sul, onde irão repassá-lo para pilotas de Goiás.

Ladies of the Road: mulheres motociclistas de MS participam de evento mundial
(Reprodução, Divulgação)

O bastão chegou pela primeira vez no país no dia 8 de dezembro em Chuí, no Rio Grande do Sul. Ao todo, as brasileiras rodarão em um revezamento por 6 mil quilômetros, passando por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, finalizando em São Paulo. Em 23 de dezembro, o bastão segue rumo a África do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas