Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é tombado como patrimônio histórico

Com o tombamento do patrimônio, fica proibido demolir, destruir ou transformar o local. Também é preciso autorização para reparar, pintar ou restaurar.
Arquivo -
Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Henrique Kawaminami
Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Henrique Kawaminami

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) publicou um decreto nesta terça-feira (3) que tomba o conjunto arquitetônico do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como patrimônio histórico e arquitetônico para . Com o tombamento, fica proibido demolir, destruir, alterar, mutilar ou transformar o local sem a licença da Prefeitura. Também é preciso autorização para reparar, pintar ou restaurar.

De acordo com o decreto, o conjunto arquitetônico é composto pela Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Velário, na avenida Afonso Pena, e o prédio da Antiga Casa Paroquial dos Padres Redentoristas, atual Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Campo Grande, na rua Amando de Oliveira.

Também fica protegida a área de entorno do Santuário. De acordo com o decreto, deverão ser rigorosamente conservadas e protegidas as escadarias e o calçamento externo revestido em pedra do piso. Nas áreas do entorno imediato, é proibida a implantação de mobiliários urbanos com altura superior a 1 metro no passeio público – com exceção de postes de iluminação e sinalizações. Toda e qualquer alteração na arborização urbana ou no paisagismo nas áreas de entorno ficam condicionadas à aprovação da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

Também é proibido colocar anúncios que impeçam, descaracterizem ou prejudiquem a visibilidade de elementos que definam ou valorizem o conjunto arquitetônico ou das fachadas das edificações que o compõe, tais como: frisos, ornamentos, símbolos e entalhes. O entorno imediato é a área mais próxima ao Santuário, que apresenta a área de proteção mais restritiva dentre as demais.

Há também o entorno restritivo, que tem a finalidade de preservar a visibilidade do Santuário pelos elementos da paisagem, como vegetação, anúncios e mobiliários urbanos. Confira detalhes sobre as áreas do entorno e restrições do Diário Oficial de Campo Grande, a partir da página 4.

Patrimônio histórico e arquitetônico

A discussão a respeito do tombamento do Santuário já tem mais de um ano. Em junho de 2018, a minuta do Edital de Tombamento já estava em fase de elaboração. Na época, o Padre Dirson, reitor do Santuário, conversou com o Jornal Midiamax disse que seria uma medida benéfica, pois visa a preservação da história. Na prática, o tombamento não afeta a paróquia, mas impede qualquer reforma, pois a construção original deve ser mantida.

O arquiteto e pesquisador Rubens Moraes da Costa Marques, autor do livro Trilogia do Patrimônio Histórico e Sociocultural Sul-mato-grossense ficou contente em saber que finalmente o processo está sendo finalizado, pois se estende por cerca de 4 anos. Sobre a construção, Rubens explicou que foi utilizado revestimento com pó de mica, um dos componentes do granito, o que oferece um brilho específico, principalmente à noite, sob iluminação.

“Nas décadas de 30 e 40, muitos prédios em Campo Grande eram assim, mas hoje não tem nem uma dezena mais”, explica, o que demonstra o quão rara é a edificação. A igreja foi construída pelos padres da Congregação do Santíssimo Redentor, chamados missionários redentoristas, tendo como inspiração a Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena, na Itália.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

VÍDEO: Tempestade destrói casas e há chance de ventos de até 100km/h em Corumbá

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

VÍDEO: ladrão finge ser cliente e leva R$ 1,5 mil de shopping em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Bêbado, homem dá cadeirada em funcionário e acaba preso em conveniência

Últimas Notícias

Brasil

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Moradora identificada como Tiffany Mariana Ferreira Branco inalou muita fumaça durante o incêndio

Famosos

Vai terminar? Belo se pronuncia após polêmicas de Rayane em A Fazenda 17: ‘Maluco’

Belo botou a boca no trombone após Rayane Figliuzzi protagonizar polêmicas em A Fazenda 17

Brasil

Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco

Veiculo levava 40 passageiros; 17 estão internados em Garanhuns

Transparência

FPM de outubro começa com queda de 2% e soma R$ 86 milhões para municípios de MS

Os 79 municípios de MS podem receber os recursos da União