Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

De cabeça na paternagem, Fernando cria ‘fábrica de papinha’ e estimula paladar afetivo de Estella

Palavra ainda desconhecida por muitos, a paternagem é muito mais que dar o DNA para o filho e tem relação com o afetivo e emocional. A paternagem nada tem a ver com a masculinidade e, muitas vezes, transforma o pai coruja na figura do paizão contemporâneo. Na família Fenero, a tradicional “comidinha da vovó”, que […]
Arquivo -

Palavra ainda desconhecida por muitos, a paternagem é muito mais que dar o DNA para o filho e tem relação com o afetivo e emocional. A paternagem nada tem a ver com a masculinidade e, muitas vezes, transforma o pai coruja na figura do paizão contemporâneo.

Na família Fenero, a tradicional “comidinha da vovó”, que desperta na maioria das crianças o paladar afetivo, é especialidade do papai Fernando. Apaixonado pela , no maior estilo Rodrigo Hilbert, o servidor público começou a cozinhar ainda na adolescência e, agora casado e pai de primeira viagem, a pequena Estella é quem leva a melhor dentro de casa.

Mundo desconhecido para o pai cozinheiro, Fernando se interessou pela alimentação infantil quando a esposa ainda estava grávida.

“Já corria atrás de aprender a fazer papinha, fui assistindo vídeos, tutoriais, conversando com médicos e outras mães pra aprender os métodos.”

Estella fez a introdução alimentar a partir do sexto mês porque os pais preferiram seguir a recomendação do aleitamento materno exclusivo. Fernando explica que as primeiras papinhas foram as frutas, mas ela não gostou muito. A saída foi tentar um rodízio de frutas, mas a pequena continuava torcendo o nariz.

“Parti para o salgado, peguei o cardápio com a pediatra e comecei com tubérculos, raízes, legumes, experimentando até entender o que ela gosta, sempre buscando usar orgânicos e tudo fresco.”

O pai faz todo tipo de papinha para a bebê, desde deliciosas sopas até verdadeiros banquetes com carne de panela e batata. Tudo, claro, devidamente acompanhado pela pediatra da criança. As receitas da “fábrica de papinhas” do papai fazem tanto sucesso que chegam a despertar a até dos marmanjos nas redes sociais.

“Acho muito importante o nosso momento da alimentação. Primeiro que me permite ser mais ativo no desenvolvimento e educação dela, segundo que deixa menos injusto a divisão com a mãe, que normalmente fica com tudo da criança para resolver. Eu inclusive tenho pena dos pais que não se envolvem, porque estão perdendo muito ao evitar essa proximidade.”

Mas o exemplo de paternagem do servidor público não vem de casa. Filho de uma geração anterior, Fernando ressalta que seu pai não se arriscava tanto, nunca fez papinha, e esse trabalho era exclusivo da sua mãe.

“Eu decidi fazer diferente, acho que só ficar no discurso de não ser machista é muito pouco, então quando assumo as tarefas e cuidados com minha filha e a nossa casa, é uma maneira de botar em prática isso. De tornar o ambiente doméstico mais leve, dividindo as obrigações.”

Fenero é enfático quando o assunto é o paladar afetivo. Ele garante que os pais que assumem essa função são realmente mais felizes e deixam marcas inesquecíveis nos filhos.

“Acho que ajuda no desenvolvimento sim, eu sempre tento fazer da alimentação dela um momento prático, feliz e amoroso, estreitando ainda mais nossos laços.”

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que ameaçou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Últimas Notícias

Esportes

“Obrigada por realizar o sonho da minha filha”: menina de 9 anos conhece Wallace na Supercopa de Vôlei

Do espectro autista, Ana Alice tem hiperfoco em esportes e tinha o sonho de conhecer o campeão olímpico

MidiaMAIS

Próxima Bienal do Livro em Campo Grande já está sendo planejada e tem datas previstas

Bons resultados da primeira edição garantiram o planejamento de uma segunda

Trânsito

‘Onda Verde’ está ativa em 12 vias da Capital, mas ainda desafia motoristas

Especialista explica como ter melhor proveito dos corredores de tráfego otimizados

Transparência

Investigador é demitido por virar réu em golpe de vendas de veículos em MS

A demissão foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira