Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

De graça, ele ensina como usar internet e livra idosos do isolamento digital

A pandemia do coronavírus obrigou as pessoas a cumprirem o isolamento social e, junto dele, também forçou muitos idosos a conviverem com a rotina da saudade. Pensando na inclusão digital, um projeto, idealizado pela Fundação Manoel de Barros em Campo Grande, fornece aulas gratuitas de como usar a internet para aqueles que já estão na […]
Arquivo -

A pandemia do obrigou as pessoas a cumprirem o isolamento social e, junto dele, também forçou muitos idosos a conviverem com a rotina da saudade. Pensando na inclusão digital, um projeto, idealizado pela Fundação Manoel de Barros em , fornece aulas gratuitas de como usar a para aqueles que já estão na chamada “melhor idade”. O resultado? Muitos gifs animados, mensagens fofas e até distâncias encurtadas pelo celular entre os vovós e a família.

Bruno Silva de Carvalho é quem ensina tudo para os alunos. O Projeto Ativa Idade surgiu em 2013 com aulas de dança, ginástica, pilates, hidroterapia e oficinas diversas. Por conta do avanço da internet, o programa viu a necessidade de incluir a Informática na grade de disciplinas e permitir que os alunos fiquem íntimos dos celulares e computadores.

As aulas gratuitas iniciaram antes da pandemia e, por conta do isolamento, agora são ministradas onlines. O “profi” também criou um grupo no Whatsapp onde tira dúvidas e ajuda os mais empenhados. Atualmente, o curso é separado em 3 módulos: 01 Conhecendo o computador e o celular, 02 Como realizar pesquisas, programas e aplicativos e 03 .

O que para muita gente parece ser simples, como enviar um gif animado, para os vovôs pode ser um desafio. Com as aulas, o uso dos aplicativos de mensagens e redes sociais ficou mais intenso e, consequentemente, amenizou a saudade que o isolamento social provocou em quem está longe da família.

“As aulas de informática auxiliam para diminuir o distanciamento entre quem está em completo isolamento social. Tem módulos que foram criados justamente para afastar a solidão que a pandemia trouxe. Agora os alunos sabem como fazer chamadas de vídeo e usar o Whatsapp, ” explica o professor.

Bruno ainda ressalta que a maior dúvida entre os alunos é mesmo sobre como usar a tecnologia a favor da comunicação. “Alguns não têm o celular muito bom então eu tento passar algo que todos possam fazer e fico aberto para sanar as dúvidas”.

Houve também quem aproveitou o conhecimento para empreender. O docente já chegou a ajudar uma aluna explicando sobre cursos gratuitos na internet para aplicar em negócio próprio.

“Estamos divulgando bastante o projeto nas redes sociais e as inscrições estão abertas para quem quiser fazer à distância. Assim que acabar a pandemia voltaremos com as aulas presenciais também.”

Quem se interessar pode ligar na Fundação Manoel de Barros no telefone (67) 3384-8042 e realizar o cadastro. Após o cadastro, o inscrito será direcionado aos grupos do Whatsapp onde receberá as aulas. Quando a pandemia terminar, o aluo deverá comparecer na instituição com os documentos pessoais, Nis e comprovante de residência.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda

Trânsito

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Genildo da Veiga Machado chegou a ser levado com oxigenoterapia até o Hospital Municipal de Ivinhema