Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artista plástica usa folhas secas bordadas para retratar a natureza sul-mato-grossense

Trabalho requer delicadeza e sensibilidade, ainda mais quando a tela tradicional se transforma em madeiras e até folhas secas recicladas
Arquivo -

Ilustrar e representar as belezas do nosso é um trabalho que requer delicadeza e sensibilidade, ainda mais quando a tela tradicional se transforma em madeiras e até folhas secas recicladas. A artista campo-grandense Deborah Mendes retrata com a técnica ícones da flora e fauna de MS.

O interesse pela arte corre no sangue da família. O avô, Alfredo de Oliveira, morando em fazenda, foi um artista que desenhava por prazer. O pai, Narceu, era desenhista e tinha em seus trabalhos como principal matéria prima a madeira.

A avó também era artesã, e a mãe, dona Almerinda, artista que hoje auxilia a filha no processo de bordar. A arte, então, se tornou intrínseca, natural e familiar à pintora desde cedo.

“Desde criança que eu faço isso, desenhos… já morei em fazenda e nessa época pintava as folhas, pintava em pedras, madeira. Não fiz Artes Plásticas, não passei por uma graduação. Além das telas, faço amuletos, colares, imãs, chaveiros, porta-copos e chapéus personalizados também, normalmente para turistas de fora que vem ao Pantanal”.

A artista, que também é bióloga por formação, teve início na arte com a produção de mandalas de madeira comercializadas para amigos e pintadas à mão. Os padrões nas pinturas misturavam aborígenes australianos com os da tribo kadiwéu.

Folhas Secas Bordadas

Agora, Deborah passou a reciclar folhas de serrapilheira para os novos trabalhos. O processo minucioso dura horas por tamanha delicadeza. Apenas o bordado nas folhas, com a agulha mais fina que existe, leva em média 4 horas, fora o processo de preparação para o manuseio.

“Trabalhamos a folha natural, a serapilheira, e não são todas que podem ser trabalhadas, não utilizamos nenhum produto químico, apenas água. Secamos com papel toalha, depois naturalmente e ela retorna para água para não perder a flexibilidade para depois ser trabalhada”, explica a artista.

Segundo a artista, a inspiração é a própria natureza, tudo aquilo que temos ao nosso entorno, seja nos quintais, nas ruas ou nas matas. A colheita das folhas é feita em , Jardim, , Bodoquenas e os bordados são exclusivos das riquezas do Pantanal.

“É um trabalho que causa um impacto muito grande nas pessoas. Percebemos assim que a pessoa visualiza nas mãos. É o amor desse trabalho através da obra de arte. Campo Grande tem vários que usam da arte como empreendedorismo e geração de renda. Meu trabalho, eu vendo para outras regiões do país e do mundo, mas o Campo Grande não o conhece o quanto eu gostaria que conhecesse”, frisa Deborah Mendes.

As obras, pintadas à mão e com vários personagens da fauna e flora do Mato Grosso do Sul, podem ser encontradas através das da artista Deborah Mendes de Oliveira no Facebook e no Instagram. ou pelo telefone (67) 9955-3897.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Últimas Notícias

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado

Economia

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

A moeda recua 1,10% na semana, mas avança 2,26% em outubro

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido