Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Concurso para repensar o MIS já tem seus finalistas; escolha os vencedores

Votação acontece no Instagram e vai até o dia 16
Arquivo -

O concurso “Repensar e reimaginar o MIS antes e pós-pandemia em imagens e sons” já tem os finalistas definidos e a população pode escolher os vencedores. Oito concorrentes disputam os prêmios de 1°, 2° e 3º lugar, e o período para votação vai até o dia 16 de agosto.

Realizado em parceria com o CineCafé, o concurso selecionou trabalhos entre fotografias, vídeos, músicas, áudios e/ou desenhos, em especial storyboard, com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Buscando provocar a sociedade, o tema foi escolhido pensando em discutir as formas espontâneas de valorização dos bens culturais, buscando enfatizar essas manifestações e trazer à luz o debate sobre o futuro dos museus numa linguagem atual e interativa.

Entre os diversos objetivos do certame, um dos principais é o de refletir criativamente e criticamente sobre a relevância do MIS para a sociedade sul-mato-grossense e provocar na comunidade que frequenta o espaço, ou conhece as atividades do , inspiração para os desafios que se impõem ao museu no futuro, principalmente no que se refere aos avanços tecnológicos, à acessibilidade e à relação do MIS com a sociedade.

Os oito finalistas são:

Felipe Lopes Siqueira, na categoria Vídeo, com a obra “Dedicada à Memória”. Videoarte experimental que questiona e brinca com a instituição da memória como produto de uma sociedade e do meio. Confeccionada na técnica de stopmotion em colagens de papel, conta também com narração e música inteiramente capturada e gravada no smartphone pelo autor.

Fernanda Fontoura Ribeiro Name, na categoria Fotografia, com a obra “Um olhar através dos tempos”. Igreja construída no século XIX, com mais de 200 anos de história, localizada em meio a uma floresta em – MS.

Luciana Scanoni Gomes, na categoria Fotografia, com a obra “Antônia, uma grande ceramista ”. Esse é um retrato de Antônia Júlio, uma grande ceramista terena e mãe de 7 filhos. Nesta fotografia, ela tinha acabado de observar sua imagem, ainda jovem, no livro Do Índio ao Bugre (1976), de Roberto Cardoso de Oliveira. Essa obra é uma referência importante sobre os Terena e traz a imagem de dona Antônia com o filho no colo.

Carlos Andre Ramos Campanone, na categoria Música, com a obra “Meu tio”. Chamamé, um ritmo o qual temos a honra de a partir do dia 30/06/2021 ter se tornado bem imaterial do MS. A interpretação da obra foi feita pelo duo de contrabaixo e violão formado por Carlos Ramos e Gilson Nantes “duo legado cultural”.

Andreza Caroline Pelizaro, na categoria Vídeo, com a obra “Amor – Liberte suas asas azuis”. Duas aves típicas do bioma do demonstrando como sobrevivem à extinção de suas espécies em uma cena de afeto, união e resistência.

Ana Paula Fischer Lage, na categoria Fotografia, com a obra “A sabedoria do futuro está em um museu”. Colagem mixando diversos elementos que representam a importância de se preservar a memória e riqueza do patrimônio cultural, histórico e ambiental do Mato Grosso do Sul.

Marcos Caio Lopes Moro, na categoria Áudio, com a obra “Conexão”. Poesia reflexiva sobre o tempo e os museus.

Flávio Zancheta Faccioni, na categoria Áudio, com a obra “MIS: reflexão sobre a continuidade de nossa história, memória e identidade”. “Imagens que iluminam nossa memória, para contar e relembrar nossa história”, canta José Boaventura em Rio dos Tuiuiús. O MIS resguarda em seus arquivos as imagens e os sons que possibilitam movimentar as lembranças vividas ou não. Experiências que, por meio dos registros audiovisuais, “Preserva[m] a memória, [para] educar o futuro”.

Os três primeiros colocados receberão, na sede do Museu da Imagem e do Som, 1 kit Cultural em data e horário organizado pelo Cine Café, com as devidas medidas de segurança necessárias em função da pandemia da Covid-19. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Para votar, escolha o seu preferido e dê uma curtida no Instagram do CineCafé: @cinecafe.ms.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Engenheiro civil morre após acidente a caminho do trabalho na BR-267 em MS

Gestante é agredida pelo ex-marido em Dourados com socos na cabeça e no rosto

sol

Com frio atípico para outubro, MS marca mínima de 9°C nesta terça-feira

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Últimas Notícias

Polícia

Picape roubada é encontrada com carregador de pistola e 17 munições no Jardim Seminário

Veículo foi roubado na última quinta-feira (16) em Ribas do Rio Pardo

Mundo

Parlamento do Japão elege Sanae Takaichi como primeira-ministra

Takaichi é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país

Emprego e Concurso

Centenas de empresas em Campo Grande estão com vagas abertas nesta terça-feira

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Famosos

Tufão, dramática, sem publi: Estreia de Três Graças gera memes na web; veja

Três Graças, a nova novela das 21h da TV Globo, fez sucesso nas redes sociais e ficou entre os assuntos mais comentados da noite