Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Importante acervo de MS, biblioteca estadual reabre com mais de 43 mil livros

Agora, a Biblioteca Estadual Isaías Paim fica no térreo do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”, em Campo Grande
Arquivo -
Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim já está recebendo o público
Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim já está recebendo o público

Após mais de um ano fechada por causa da pandemia da Covid-19, a Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim reabriu ao público na última terça-feira (31) em um novo ambiente. Agora, o acervo fica localizado no andar térreo do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”, em , e não mais no 2º andar, como anteriormente.

De acordo com os responsáveis pelo espaço, a mudança foi tomada por questões de acessibilidade e biossegurança, a fim de evitar o uso de elevadores e formação de aglomeração.

A Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim possui de cerca de 43.580 exemplares, buscando sempre atualizar seu acervo com obras que atendam às necessidades dos leitores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e cultural dos cidadãos.

Criada no dia 5 de dezembro de 1981, a biblioteca é uma unidade da Fundação de Cultura de , que abriu o espaço quando o Dr. Isaías Paim forneceu ao Estado cerca de 5 mil livros. São mais de 3,8 mil pessoas cadastradas e cerca de 1,4 mil empréstimos anuais.

Acervo

Conforme as informações passadas ao Midiamax, o acervo da biblioteca divide-se em:

Acervo periódico: composto por aproximadamente 1000 periódicos.

Acervo geral: composto por aproximadamente 30 mil livros de todas as vertentes do conhecimento. Relacionado a ele estão os periódicos, o acervo de referência, constituído por dicionários, enciclopédias e edições do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul de 1979 até o ano de 2011.

Acervo infanto-juvenil: o acervo infantil contém aproximadamente 3 mil livros. Ambiente acolhedor e harmonioso rico em obras literárias para crianças.

Acervo regional (MS/MT): contendo aproximadamente 4 mil livros, este acervo é considerado o mais completo em relação a livros regionais. Vendo a necessidade de universitários por uma bibliografia local, esta é uma biblioteca ideal para esses tipos de pesquisa.

No acervo regional, destacam-se obras literárias que contam os principais acontecimentos da história de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul:

  • Campo Grande – 100 Anos de Construção, de Francisco Antônio Maia de Cunha;
  • Mato Grosso do Sul – a construção de um Estado, de Bittar;
  • Pelas Ruas de Campo Grande, de Paulo Coelho Machado;
  • Gestes de Campo Grande, organizado por Loisa Mavignier;
  • Campo Grande – memória em palavras, de Maura Simões Correa Neder Buainain;
  • História de Campo Grande, de J. Barbosa Rodrigues.
Livros estão disponíveis na biblioteca estadual (Foto: FCMS)

 

Livros estão disponíveis na biblioteca estadual (Foto: FCMS)

 

Novas regras na pandemia

Por causa da pandemia, o espaço implementou os protocolos de biossegurança. Agora, é necessário fazer o agendamento para permanecer na biblioteca. Além disso, é permitida a permanência de apenas 15 pessoas por turno, que deverão respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações. Não precisa fazer agendamento para retirar os livros.

O Espaço Infantil pode receber até seis crianças, de até 12 anos, por turno. Também é necessário agendamento. Este espaço é monitorado por uma arte educadora durante todo o período de funcionamento da biblioteca, que será das 8 às 17 horas.

Além disso, o uso de álcool em gel e máscara são obrigatórios. Mesmo com mudanças por causa do isolamento social, a reabertura da biblioteca empolgou os cidadãos. “Apesar da pandemia, as pessoas continuaram a estudar, a prestar concurso, e vem o aí. E os livros são um alento para este momento difícil que estamos vivendo”, disse Eleuzina Crisanto de Lima, coordenadora do local.

Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim (Foto: FCMS)

 

Empréstimo e devolução

Antes de qualquer coisa, é necessário fazer o cadastro do usuário. Assim, a pessoa deve chegar ao local portando documento com foto e comprovante de residência. Com o cadastro finalizado, é possível fazer o empréstimo de até 3 livros por vez com prazo de devolução de 10 dias, podendo ser renovado pessoalmente ou por telefone.

Acessibilidade

A Biblioteca possui uma impressora em braile e outros equipamentos de acessibilidade (lupa para baixa visão e máquina Perkins), que podem ser utilizados por instituições ou por pessoas cegas. Para a utilização dos equipamentos e do Espaço Acessível, com livros em braille e audiolivros, também será necessário agendamento. Máximo de três pessoas por turno.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no andar térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho”, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Telefones para agendamento: (67) 3316-9161 e (67) 3316-9177.

Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim (Foto: FCMS)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e idoso sofre queimaduras em Campo Grande

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

mae de eliza samudio perfil bruninho

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Sonora corrige erro e valor de ata de R$ 106 milhões é reduzido

Executivo aderiu uma parte que soma R$ 2,2 milhões da ata do CIM-Jequitinhonha

Mundo

Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas diante de tensão entre Petro e Trump

Presidente da Colômbia afirmou que Trump foi grosseiro com o país nas últimas publicações em redes sociais sobre a Colômbia

Polícia

Identificado homem executado no estacionamento de shopping em Pedro Juan Caballero

Vítima fatal é o brasileiro Jonathan Medeiros da Fonseca, brasileiro de 31 anos. Motorista do carro também foi atingido, mas conseguiu fugir

Mundo

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Trump afirmou que deve manter a porcentagem das tarifas contra o país