Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

LIENCA confirma cancelamento de Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande em 2021

A Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande confirmou o cancelamento providencial do tradicional Desfile das Escolas de Samba em 2021
Arquivo -

A Liga das Entidades Carnavalescas de divulgou por meio de live na noite desta quinta-feira (11) nota oficial na qual confirma o cancelamento providencial do tradicional Desfile das Escolas de Samba em 2021 em decorrência da pandemia do coronavírus. A entidade frisou que o não é apenas baseado em folias e que a segurança dos foliões é primordial.

A reunião contou com a presença dos diretores e presidentes das 7 agremiações de Campo Grande, sendo elas: Deixa Falar, Vila Carvalho, Igrejinha, Catedráticos do Samba, Unidos do Cruzeiro, Cinderela Tradição e Unidos do Aero Rancho. Festejado desde a década de 60, o desfile de Carnaval é uma tradição cultural da cidade e também traz movimentação turística ao município. Segundo o presidente da LIENCA CG Alan Catharinelli, as Escolas tomaram a decisão do cancelamento em conjunto com a Prefeitura Municipal, , o Governo do Estado e Fundação de Cultura.

“Sabemos que estamos em um momento muito difícil, há um ano conversando dialogando  buscando alternativas para que pudéssemos realizar o desfile de Campo Grande. Infelizmente, as Escolas foram muito afetadas, não puderam realizar seus tradicionais eventos e realizar os ensaios ao finais de semana, muito menos envolver suas comunidades. Os barracões foram fechados, apenas com trabalhos internos com medidas de biossegurança”, explica o presidente da Liga, que contém em suas agremiações muitos membros do grupo de risco do coronavírus.

A decisão se remete a ainda instável realidade da pandemia no Estado. Até a última quarta-feira (10), Mato Grosso do Sul havia registrado 3.075 mortes causadas por coronavírus. De acordo com os boletins epidemiológicos da SES, em 2021 foram confirmados 741 óbitos por Covid-19. O Estado começou o ano registrando, em cinco dias, mais mortes do que os quatro primeiros meses da pandemia.

Segundo o vacinômetro, até esta quinta-feira (11), 73 cidades de Mato Grosso do Sul já haviam começado a imunizar idosos a partir de 80 anos contra o coronavírus. O número aumentou 30% em menos de uma semana. Há seis dias, apenas 56 municípios haviam iniciado a vacinação nesta faixa etária.

Confira a nota completa do cancelamento do Desfile das Escolas de Samba em 2021 abaixo:

O CARNAVAL DE CAMPO GRANDE-MS É UMA TRADIÇÃO CULTURAL, FESTEJADA DESDE A DÉCADA DE 1960, O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA, JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DA NOSSA CAPITAL, DADA A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO CULTURAL E TURÍSTICO. AS ESCOLAS DE SAMBA SÃO ENTIDADES CULTURAIS, QUE DESENVOLVEM AÇÕES DE INSERÇÃO SOCIAL NAS SUAS COMUNIDADES, AGREGANDO E PROPORCIONANDO OPORTUNIDADE DE SERVIÇO E RENDA A MILHARES DE PESSOAS.

O PERÍODO DOS FESTEJOS CARNAVALESCOS INCREMENTAM AINDA MAIS A ECONOMIA DOS SETORES DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS, INDÚSTRIAS, MÚSICA, COMÉRCIO QUE EMPREGAM INÚMEROS PROFISSIONAIS. CARNAVAL NÃO É SÓ .

A LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE/MS NESSES ÚLTIMOS MESES REALIZOU INÚMEROS DEBATES, REUNIÕES, PLENÁRIAS COM OS PRESIDENTES DAS ESCOLAS DE SAMBA FILIADAS E COM OS SEUS PARCEIROS PÚBLICOS E PRIVADOS, A RESPEITO DOS DESFILES NO CARNAVAL DE 2021. DIANTE DAS INCERTEZAS, DAS MEDIDAS DE BIOSEGURANÇA QUE ESTÃO SENDO ADOTADAS PELAS AUTORIDADES FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, TUDO FOI CUIDADOSAMENTE AVALIADO, PARA PRESERVAR A SAÚDE DOS COMPONENTES DAS ESCOLAS NOS SEUS BARRACÕES, NA AVENIDA, CASO O EVENTO FOSSE REALIZADO.
CONSIDERANDO QUE AS ESCOLAS DE SAMBA ESTÃO COM SEUS BARRACÕES FECHADOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, NÃO REALIZANDO SEUS EVENTOS E ENSAIOS; CONSIDERANDO QUE CARNAVAL É ALEGRIA, É ABRAÇO, É AGLOMERAÇÃO E EM RESPEITO A TODAS AS ORIENTAÇÕES POR MEIO DE DECRETOS DO GOVERNO DO ESTADO E DO PREFEITO MUNICIPAL, À TODA A NOSSA COMUNIDADE E A SOCIEDADE EM GERAL.

A LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE/MS, AS ESCOLAS DE SAMBA FILIADAS JUNTAMENTE COM O GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MS – FCMS, E A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO – SECTUR, DECIDEM CANCELAR OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE CAMPO GRANDE, PARA O CARNAVAL DE 2021 NA AVENIDA ALFREDO SCAFF – BAIRRO SANTO AMARO (PRÓXIMO A PRAÇA DO PAPA), EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19.

RESSALTAMOS O NOSSO COMPROMISSO CULTURAL E AINDA MAIS NOSSO COMPROMISSO COM A SAÚDE, NESSE MOMENTO EM QUE VIVEMOS, DOS NOSSOS FOLIÕES E POPULAÇÃO QUE PRESTIGIAM OS DESFILES, E TEMOS MUITA FÉ E ESPERANÇA PARA QUE EM 2022 POSSAMOS REALIZAR O MAIOR DESFILE DE TODOS OS TEMPOS.

RESPEITOSAMENTE,
LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE/MS
GRÊMIOS RECREATIVOS ESCOLAS DE SAMBA

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escolas do Sesc MS abrem matrículas para 2026 com ensino bilíngue, tecnológico e metodologia inovadora

Família cresceu! Gabriel Medina e Isabella Arantes estão à espera do primeiro filho

Dourados recebe inscrições para concurso de remoção da Reme até a próxima sexta-feira

bolsa

Pagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segunda-feira; confira o calendário

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

De ‘inóspito’ a bairro em expansão: Jardim Aeroporto cresce após décadas de isolamento

Últimas Notícias

Política

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Maicon Nogueira foi membro da CPI da Câmara, mas vai entregar um documento separado

Polícia

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Rapaz conheceu comparsa em um bar e recebeu uma oferta para ganhar dinheiro e ‘pegar uma joalheria’

Emprego e Concurso

Mora no interior? Cidades de MS oferta 3,3 mil vagas neste início de semana

Dourados, Caarapó e Inocência lideram o número de vagas

Política

Prazo para regularizar título de eleitor cancelado termina no dia 24 de outubro

TRE-MS tem plantão para atendimento aos eleitores que querem regularizar situação