Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Velho do Rio da vida real, Vilmar ‘vive’ na toca das sucuris e já é reconhecido por elas em MS

Apesar da fama que vem ganhando de "Velho do Rio da vida real" e "pai das sucuris", ele só tem um objetivo
João Ramos -
vilmar sucuris
Vilmar está ficando famoso no Brasil por mostrar sucuris de Mato Grosso do Sul - (Fotos: Arquivo Pessoal)

Guardião do e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma. Na vida real, quem tem uma missão bem parecida é o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, de 44 anos.

Natural de e morador de há 25 anos, o guia trabalha há dez nessa função, que lhe permitiu o contato mais direto com a natureza e a proximidade com as sucuris. Além de orientar os turistas, o sul-mato-grossense aproveita o trabalho para acompanhar a vida das cobras e visitá-las todos os dias, gravando para seu canal do YouTube, “Terra da Sucuri”.

Os vídeos são impressionantes: ele mergulha com elas, entra na toca, mostra o habitat, se aproxima e fica cara a cara com as rainhas do pantanal. Ao Jornal Midiamax, Vilmar confirma que se sente amigo das serpentes e acredita já ser reconhecido pelas mesmas. “Sim, as sucuris só toleram humanos. Meu objetivo é preservar, se você preserva, consegue avistar os animais gigantes. Minha região é uma reserva preservada, por isso eu encontro tantas”, relata o guia.

https://www.youtube.com/watch?v=6gdvt_9L8Hg

Encontrar essas serpentes faz parte de seu dia a dia. Percebendo o interesse geral e o fascínio das pessoas sobre o assunto, Vilmar começou a gravar tudo e colocar no canal do YouTube. Para poder ir além das imagens e também detalhar sobre o comportamento do animal, o monitor se aprofundou nos conhecimentos acerca da espécie.

“Como eu trabalho no turismo como guia, e aqui na minha região o principal animal que avisto é a sucuri, me aprofundei em pesquisas sobre elas. Procurei biólogo que me deu ensinamentos e fiquei um mês fazendo pesquisa com a bióloga Juliana Terra. Durante os passeios com turistas, eu avistava sempre, aí comecei a fazer registros como um hobby e coloquei nas redes sociais”, conta ao MidiaMAIS.

https://www.youtube.com/watch?v=xyn4L1_RqWg

Notando que suas imagens passaram a viralizar no YouTube e reparando que os inscritos não paravam de aumentar, ele decidiu investir nessa atividade. “Aprendi a monetização e agora faz um ano que eu me dedico a fazer registros para o meu canal”, afirma.

Ele diz não ter medo algum, mas a família fica apreensiva por esse contato direto e constante com sucuris. Em resposta, o guia argumenta: “Isso é um trabalho”. Vilmar também garante que nunca enfrentou qualquer problema ou situação de risco com as majestosas. Segundo ele, elas são bem tranquilas. “Sempre mantenho a distância segura e evito ficar mexendo ou tocando no bicho”, pontua.

Monitor ambiental ao lado das cobras que estão fazendo sucesso e são um fascínio dos brasileiros – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Pai das sucuris

E as sucuris já estão mudando a vida do guia turístico. Seu trabalho mostrando essas cobras e seu habitat tem saído em jornais de todo o Brasil. Dia após dia, algum vídeo de Vilmar vai parar em portais de conhecidos nacionalmente, e até em sites regionais espalhados pelos quatro cantos do país.

Apesar da fama que vem ganhando de “Velho do Rio da vida real” e “pai das sucuris”, ele só tem um objetivo: preservar. “Meu objetivo é mostrar esse animal, como forma de preservação. E espero que gerações futuras possam presenciar esse bicho tão incrível na nossa natureza”, conclui o monitor ambiental.

https://www.youtube.com/watch?v=h1dco1U4Sd8
https://www.youtube.com/watch?v=2UL8fLRPvU0

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Últimas Notícias

Brasil

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Ciclista teve ferimentos leves

Polícia

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Homem confessou que recebeu uma proposta para entregar a carga na região do Brás, em São Paulo

Polícia

Gêmeo morre após carro capotar na MS-430 de São Gabriel do Oeste

Três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas no acidente

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência