Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em MS durante ano sabático, dinamarqueses fazem pai mudar a ‘cultura do vestibular’ em casa

Jovens europeus possuem um período para viajar e escolher a carreira, enquanto no Brasil pai avalia que sociedade impõe estudante formado aos 21 anos
Graziela Rezende -
Jovens dinamarqueses visitando pontos turísticos de Campo Grande. Foto: Redes Sociais/Reprodução

A imersão em uma nova cultura é geralmente o principal motivo de um intercâmbio. Sozinha ou em grupo, a pessoa sai do seu país de origem e vai trocar experiências, ver gente nova, degustar outros alimentos e mais: conhecer outras profissões para entender qual pode ser a sua. É justamente o que aconteceu em uma casa de Campo Grande, na qual o empresário Gil Magalhães, de 59 anos, recebeu 17 estudantes dinamarqueses e até mudou o pensamento relacionado à educação do filho, orientando-o a viajar antes de escolher a própria carreira. 

“Eu trabalho com turismo e tivemos grande impacto nestes dois anos de pandemia, sofrendo com a falta de turistas. Agora estamos a todo vapor. E recebi, nestes últimos dias, muita gente de passagem por aqui, com destino ao e . É o sétimo grupo este ano e todo mês tem um praticamente. No caso destes estudantes, que têm entre 14 a 17 anos, está sendo uma experiência emocionante não só para eles, mas, na minha casa também. A cultura escandinava é completamente diferente da nossa e está me ensinando muito”, afirmou ao Jornal Midiamax o empresário. 

Alguns dos jovens turistas em passeio no município de Bonito. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Quando fala no aprendizado, o empresário se refere à percepção que teve com os adolescentes e o fato de repassar isso ao filho, que logo irá prestar vestibular. “Na cultura escandinava, assim que termina os estudos, o ensino médio no caso, o adolescente deve ter 2 anos sabáticos, para viajar muito, conhecer outras culturas e aí sim pensar o que quer ser da vida. É algo muito interessante e, em casa, a gente estava vivendo justamente o contrário, com a loucura do nosso filho de 17 anos, estudando muito para o [Exame Nacional do Ensino Médio]”, explicou.

Orientado pela agência que o contratou, o empresário leva o grupo para passeios, tanto em Bonito, na região sudoeste do Estado, como no pantanal sul-mato-grossense. “Falo inglês fluente, então eu recepciono os grupos e os levo para os passeios. Já em casa, conversei com a minha esposa sobre a pressão da sociedade, que quer um jovem muitas vezes formado aos 21 anos, por exemplo. Estou tentando mudar isso, falando pro meu filho fazer uma viagem antes de decidir a carreira, conhecer outras culturas, mesmo a contragosto da minha esposa. Acho que ninguém tem que ser subjugado tão cedo assim”, argumentou.

Jovens passaram pelo RJ, SP, MS e agora estão rumo à Argentina. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Intercâmbio faz jovem “abrir a mente” 

Durante os passeios, até o momento, Gil percebeu o quanto essas experiências são agregadoras para os jovens. “Eu levo eles para dançar, para passeios e eles ficam encantados com tudo. Estão abrindo a mente, tendo novos olhares em um percurso que inclui , São Paulo, Campo Grande, Bonito, Pantanal e Argentina. Até a questão do reflorestamento nós tivemos, com a plantação de árvores feitas por eles”, relembrou. 

Nascidos em um local onde o sol aparece por “poucas horas”, os estudantes ainda aproveitaram para brincar de futebol e contemplar a natureza. “Eles são apaixonados pelo calor, pelo nosso clima. Querem tirar muitas fotos, viver intensamente a experiência. A minha primeira filha, infelizmente, não viveu isso. Nós a forçamos a estudar engenharia e, após 2 anos, ela mudou de curso. Hoje é publicitário e, graças a Deus, está muito bem na área dela, é bem rápida com computador e agora está fazendo algo que gosta. Talvez ela não precisasse ter passado por tudo isso”, finalizou. 

Veja vídeo de alguns momentos dos jovens dinarqueses em MS:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Correspondente a R$ 500,00 por animal

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A