Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Nudez garantida? Marcada por exibir corpos nus em 1990, novela Pantanal repetirá o apelo do nudismo na Globo?

Manchete era considerada uma emissora "sem pudor" e Globo é criticada tanto por minimizar a nudez da versão original, quanto por decidir "explorar corpos"
Arquivo -
Em trailer dando uma prévia de "Pantanal"
Em trailer dando uma prévia de "Pantanal"

Lançada nos últimos dias, a primeira chamada do remake da novela “Pantanal” está dando o que falar. Além de emocionar os sul-mato-grossenses, a produção também vem causando espanto a alguns “desmemoriados” que idolatram a primeira versão, mas se chocaram ao notar que a nudez estará presente na regravação feita pela TV .

De forte apelo e muito explorada na década de 1990, especialmente nas produções da Rede Manchete, o recurso do nudismo era comum e corriqueiro em produtos de dramaturgia na televisão. Frequentemente, alguma atriz aparecia com os seios ou o bumbum à mostra em ““, e a sucessora “Ana Raio e Zé Trovão” não ficou atrás, chegando a exibir os seios da protagonista interpretada por Ingra Lyberato.

Depois de 32 anos, “Pantanal” segue no imaginário brasileiro, especialmente em Mato Grosso do Sul, já que a trama foi e voltou a ser gravada no Estado, prometendo levar para o país o modo como se vive na região, retratado na maior fidelidade possível. No entanto, como toda e qualquer ficção, “Pantanal” abusa da criatividade para inventar e reforçar mitos e estigmas do que se pensa sobre quem mora ali.

Fãs da versão original criticaram a Globo por colocar Juliana Paes “pelada” na primeira chamada e por exibir a atriz Bruna Linzmeyer com os seios parcialmente expostos. Nas duas situações, as personagens Maria Marruá e Madeleine estavam tomando banho no rio. Os breves takes foram o suficiente para que saudosistas mais antigos criticassem a “audácia” da Globo em veicular as cenas. Veja:

Desmemoriados?

O problema é que a versão original foi muito mais ousada em todos os sentidos possíveis do que se era aceito na televisão naquela época e até do que se é aceito hoje, e a nudez foi uma das maiores marcas de “Pantanal” da Manchete. Nas redes sociais, com destaque para o Twitter, dominado por um público mais jovem, há, inclusive, a exigência para que a seja tão audaciosa quanto a emissora falida e extinta foi.

“Espero que a Globo se toque que um dos grandes motivos de ‘Pantanal’ ter feito sucesso foi o sex appeal que a novela tinha naquela época, eles botavam nudez e sexo de forma natural sem medo de serem criticados”, opinou um fã. 

“Pantanal exibida na extinta TV Manchete foi um fenômeno! As cenas de nudez eram uma atração a parte! Achava-se que Juma virava onça! Se a Globo acha que vai repetir o mesmo sucesso está enganada! Ninguém mais acredita que mulher vira onça! Os tempos são outros! Temos a internet!”, disparou outro.

Diferente do público mais “conservador”, no Twitter, internautas querem mesmo é que o remake pese a mão no conteúdo de nudez, muito mais do que a chamada revelou que haverá. O trailer inicial com a prévia do que vem por aí mostrou que a Globo está mesmo disposta a preservar algumas características que fizeram da primeira versão um sucesso e a nudez é uma delas.

Se cenas pouco convencionais para a vênus platinada em horário nobre no século 21 já foram alvo de duras críticas, imagine se a obra original fosse reprisada: aí não daria pra dizer que “a culpa é da Globo”. Na web, comenta-se que a Rede Manchete era uma emissora “sem pudor”. Confira as reações:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Exportações tarifaço

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

titulo

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

TCE-MS aprova contas de 5 cidades de MS, mas impõe ressalvas por enxergar ‘pequenas’ irregularidades

Últimas Notícias

Esportes

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Durante coletiva de imprensa em Campo Grande, onde está para disputar a Supercopa, a atleta olímpica anunciou decisão que surpreendeu a todos, inclusive seu treinador, Luizomar de Moura

Cotidiano

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

As autoridades alertam para a falsa sensação de segurança nas áreas rasas do rio

Brasil

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Sistema foi extinto em 2016

Cotidiano

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Os dados são referentes ao boletim da 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta sexta-feira (17)